Transformação Digital para Empresas

O que é Transformação Digital e como aplicar em sua Empresa

Se há algo que aprendemos com a pandemia do novo coronavírus é que fortes tendências podem tornar-se uma questão vital para as organizações mais rápido do que esperamos. Por exemplo, a transformação digital nas empresas foi uma das principais responsáveis para que muitas permanecessem funcionando, principalmente, durante o isolamento social.

Por isso é tão importante que você entenda a importância da transformação digital para empresas e, assim, saiba como a sua adoção pode ser feita nas organizações sem maiores problemas. Mas, claro, esses processos levam a uma série de desafios que precisam ser superados. Falaremos mais sobre ele e vamos tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.

O que é a transformação digital para empresas?

Em primeiro lugar, precisamos entender melhor o que é a transformação digital e de que forma temos mudanças significativas a partir disso. Este conceito está relacionado com uma série de mudanças tecnológicas, sociais e econômicas que afetam as mais diferentes áreas, colocando as tecnologias digitais no centro dos processos.

Com isso, há uma série de mudanças nas estruturas internas mas, principalmente, no que diz respeito a cultura interna das organizações para, assim, orientar processos de forma a trazer essas questões no dia a dia.

Por que temos falado tanto em transformação digital?

A transformação digital ganha cada vez mais espaço, justamente, porque ela tem sido fundamental para a expansão das atividades das organizações. E com a pandemia do coronavírus, percebemos o quanto isso foi fundamental para que os negócios pudessem continuar existindo.

Isso aparece, por exemplo, quando vemos o índice de líderes de dados e análise que estão envolvidos com processos de transformação digital (segundo o Gartner, o índice é de 72%), bem como o aumento de gastos com TI tem representado uma iniciativa, também, em modernização dos processos internos.

Como a transformação digital para empresas é realizada?

Para que a transformação digital ocorra (ou seja, o uso de tecnologias digitais no centro dos processos), temos uma série de etapas anteriores que ocorrem no espaço das empresas. Entre elas:

  • mudança cultural;
  • planejamento de adoção de tecnologias;
  • estabelecimento de cronograma para adaptação;
  • estabelecimento de metas e objetivos;
  • adoção de uma cultura de inovação nos negócios;
  • estabelecimento de métricas de acompanhamento.

Quais os principais desafios da transformação digital e como superá-los?

Diante da importância da transformação digital, torna-se fundamental que conheçamos seus principais desafios. A partir disso, é possível traçar estratégias para superá-los e ter melhores resultados. Por isso separamos quais são os principais desafios e trazemos algumas dicas importants para ajudar a superá-los.

Mudança na cultura da empresa

A transformação digital não é simplesmente trazer as soluções tecnológicas para o ambiente da empresa. Envolve, também, trazer mudanças importantes na cultura da empresa. Afinal, não adianta trazer as soluções e ainda operar com lógicas analógicas em sua empresa. Mas como superar isso?

Um bom treinamento, acompanhamento constante das equipes e, principalmente, estabelecendo um período de transição para que todos possam se adaptar é um primeiro passo. Além disso, ter o acompanhamento das métricas de transição é fundamental para acompanhar quais pontos precisam de mudanças e fazer as alterações necessárias no dia a dia. Afinal, neste período, é muito comum que falhas ocorram.

Respeitar o período de adaptação

O período de adaptação é delicado, justamente, porque temos riscos de problemas maiores neste período e, portanto, falhas são comuns neste período. Com isso, muitos gestores tentam pular essa etapa, exigindo que as alterações culturais aconteçam da noite para o dia.

Isso é um grave erro! Com isso, as chances de que as falhas aconteçam com maior intensidade são maiores. Por isso, respeite o período de adaptação. Esse é um momento no qual você conversará com seus times, entenderá suas demandas e questões e conseguirá encontrar formas de realinhar os times em prol da adoção de uma lógica de transformação digital.

Contudo, também é preciso definir um período para que a adaptação termine. Afinal, como falamos, é um ponto de transição. Desta forma, estabeleça um prazo para adequação e todas as diretrizes que devem ser seguidas durante este período, a fim de que todos estejam devidamente ambientados ao final do processo.

Incentivo à inovação

Muitas empresas se acostumam, ao longo do tempo, a seguir um mesmo caminho, sem muito espaço para inovação. Sabe aquela frase “time que está ganhando não se mexe”? Pois é, ela é altamente perigosa no contexto de transformação digital. Nesse cenário, o ponto é diametralmente o oposto: precisamos ter um incentivo à inovação. Mas como trazer isso para o ambiente da empresa?

Uma das formas é criar, justamente, competições de inovação. Isso poderá incentivar seus funcionários a buscarem formas de saírem da caixinha e, assim, trazerem sugestões e ideias que podem impulsionar os resultados do seu negócio.

Outra forma é ter um canal de comunicação no qual os seus colaboradores podem trazer informações, notícias, compartilhar sugestões, entre outros pontos que podem colaborar, justamente, para que eles possam enviar sugestões caso pensem em alguma coisa e, assim, ter uma cultura voltada para inovação constante no dia a dia.

Definição de orçamento

Mas é claro que as inovações tecnológicas esbarra em um ponto fundamental: orçamento. Principalmente se o seu negócio está começando a adoção agora, é preciso colocar todos os custos na ponta do lápis, para que não comprometa o caixa do seu negócio.

Um erro comum nesta fase é, justamente, enxergar essas questões como custo. Não é bem assim que funciona. É um investimento. Ao longo do tempo você verá que essas questões rendem melhor rentabilidade para seu negócio e, assim, representam um maior benefício.

A definição de orçamento é importante, também, para analisar quais são as mudanças que podem ser implementadas de forma mais imediata e, ao mesmo tempo, realizar um planejamento de médio e longo prazo para viabilizar essas mudanças. Com isso, é possível garantir melhores resultados e sem prejudicar as finanças da sua empresa.

Definição de metas e objetivos

Toda mudança que é trazida para seu negócio precisa passar por uma definição de metas e objetivos que seja bem clara. Mas por que isso é importante? Por um motivo fundamental: permitir que você possa mensurar os resultados e, assim, analisar se as suas medidas estão sendo efetivas ou não.

Sem isso, as chances de que tudo fique muito abstrato são muito grandes e você não consegue analisar se está indo para o caminho certo ou não. Por exemplo, na adoção de tecnologias de automação, pode ser interessante você analisar se, de fato, as alterações estão trazendo a redução de tempo para concretização das tarefas.

Assim, pode estabelecer uma redução de 10% no tempo de realização de determinadas atividades dentro de 1 ano após a adoção imediata das soluções. Com isso, caso o resultado ainda esteja aquém do esperado, você pode analisar de que forma pode interferir e contornar eventuais erros ou potencializar resultados.

Garantir a infraestrutura de redes consistente para as inovações

Lembra que falamos sobre trazer uma cultura de inovação para o seu negócio? Pois é mas, para isso, os pilares internos precisam estar alinhados para que seja possível implementá-los. Em uma analogia simples, não é possível construir uma bela casa com uma fundação ruim. Os resultados poderão ser desastrosos.

Por isso, para que os sistemas e soluções escolhidas possam ser implementados de forma adequada, é fundamental que você garanta uma infraestrutura de redes consistente. Sem isso, as soluções adotadas provavelmente falharão e, assim, comprometerá os resultados esperados.

Uma dica para contornar isso é por meio de ação de consultorias que trabalham com este tipo de atividade. Ela avaliará a demanda interna do seu negócio, os planos de expansão futuras e, assim, analisar como compor uma infraestrutura que não só não gere gargalos, mas também promova segurança no fluxo de dados no dia a dia. Você pode descobrir mais sobre aqui: Empresa de Cabeamento Estruturado: escolha o parceiro certo para o seu negócio

Promover segurança da informação no uso de dados

Com a transformação digital temos muitos benefícios para as organizações, que passam a utilizar as tecnologias para fluxos de dados mais eficientes. Contudo, ao mesmo tempo, também gera-se mais possibilidades para que cibercriminosos possam atuar e ter mais vantagens indevidas a partir de tentativas de fraude, obtenção de dados sigilosos, vazamentos, entre outros pontos.

Para você ter dimensão do impacto dessas questões, o Brasil registou aumento de 77% nos ciberataques a redes em 2021 em redes corporativas. São dados alarmantes e que podem representar grandes riscos de ataques bem-sucedidos contra os negócios, impactando-os negativamente.

Por isso é tão importante adotar protocolos de proteção e mitigação de riscos. A partir dele é possível, por exemplo, ter formas de identificar um ataque de rede e inibir que ele aconteça. Ou, caso ocorra algum tipo de problema que passe pelas defesas do negócio, também é possível definir ações para evitar que os danos se estendam demasiadamente.

Para isso é fundamental, mais uma vez, ter profissionais especializados para que possam atuar identificando pontos de vulnerabilidade, implementado protocolos de segurança e, ao mesmo tempo, treinar os times para evitar que falhas humanas levem a problemas neste quesito. Entenda mais sobre o assunto aqui: 5 Motivos para ter Suporte de TI em sua Empresa

Resistência à mudanças

Esse é um dos pontos mais difíceis de contornar, principalmente, quando temos times mais tradicionais. Muitos profissionais, principalmente aqueles que não estão diretamente ligados com o setor de tecnologia, sentem que seus postos de trabalho podem ficar ameaçados com a transformação digital e, portanto, tendem a ter uma postura mais reativa nestes casos.

Para contornar isso, também pode parecer delicado em um primeiro momento, pois é ter conversas difíceis, que podem render feedbacks igualmente delicados. Contudo, esse espaço de conversa precisa existir. A partir dele é possível ouvir quais são as questões, anseios e, principalmente, medos dos seus colaboradores e, assim, transmitir maior confiança.

Quanto mais confiança seu negócio conseguir transmitir, melhor será a relação dos profissionais com as tecnologias que estão sendo implementadas e, assim, diminuir a resistência. Além, é claro, de trazer uma nova relação entre empresa e funcionários.

Ter um suporte proativo e resolutivo para TI

Com a empresa ficando cada vez mais tecnológica, isso significa que eventuais problemas e pausas podem, justamente, comprometer as atividades no dia a dia. Por isso é fundamental contar com parcerias importantes com as empresas fornecedoras de serviços de suporte de TI (que dão suporte às inovações implementadas).

Ter um suporte proativo e resolutivo é fundamental, principalmente, para permitir a recuperação rápida das atividades em caso de problemas e pausas. Mas não é só para isso sabia?

Por exemplo, se você precisa de um aumento escalável no serviço de cloud computing, mas não sabe como acionar essa questão, o suporte proativo e resolutivo de TI poderá ajudá-lo nessas questões. Além disso, ao ver que seu negócio está precisando resolver determinadas questões, a empresa pode atuar de forma proativa, algo interessante em tempos de cada vez maior aceleração nas transações.

Ter profissionais especializados na adoção de medidas para transformação digital

Todo esse processo de transformação digital exige atenção e medidas cautelosas, não é mesmo? Afinal, são muitos investimentos e mudanças profundas no dia a dia do negócio. Alterações culturais podem ser interessantes, mas, ao mesmo tempo, demandam um bom planejamento e energia para que ocorram.

Por isso, é fundamental ter profissionais especializados neste tipo de transformação. Quando você escolhe aqueles que, de fato, possuem expertise na área, pode delegar esses processos para eles, garantindo que ocorram de forma fluida.

Qual a importância de ter profissionais especializados em TI para adotar a transformação digital?

Mas afinal, por que é fundamental escolher adequadamente os profissionais, bem como priorizar aqueles que sejam especializados, principalmente, em processos de implementação de transformação digital? Vamos trazer algumas razões para isso a seguir:

  • a transformação digital é o futuro das organizações. E, por isso, essas medidas precisam ser adotadas de forma eficiente. Falhas no processo podem fazer com que sua empresa perda potencial competitivo;
  • a segurança dos dados do seu negócio pode ficar em xeque;
  • o investimento realizado pode não render o benefício esperado;
  • você adotará as principais tendências de transformação digital no mercado atualmente;
  • poderá ter um suporte ativo no dia a dia;
  • minimiza problemas e dores de cabeça;
  • auxilia na adaptação interna dos funcionários, entre outros pontos.

A transformação digital nas empresas está longe de ser apenas mais um diferencial: ela é um ponto vital para a sobrevivência das organizações. Por isso, se você ainda não começou a realizar essas mudanças, é importante que isso comece a acontecer o quanto antes!

A Nasa Tecnologia poderá ser a sua maior aliada neste processo tão importante. Temos um serviço de suporte de TI especializado justamente nesse processo de mudança. Conheça 5 motivos pelos quais você deve ter um suporte de TI em sua empresa e tire suas dúvidas.

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.