Quais informações não devem ser enviadas por e-mail?
O e-mail é uma maneira rápida e conveniente de se comunicar com colegas de trabalho, clientes e outros contatos. Entretanto, há alguns tipos de informações que não devem ser enviadas por e-mail.
Neste artigo, exploraremos os tipos de informações que não devem ser enviadas por e-mail e daremos dias para que você fique seguro e protegido, evitando potenciais riscos de segurança!
Tabela de conteúdos
- Por que não devo enviar senhas por e-mail?
- Posso enviar documentos importantes por e-mail?
- Como enviar documentos importantes por e-mail?
- Que tipos de solicitação por e-mail eu preciso ter cuidado?
- Quais as consequências de não seguir essas regras?
- Pontos Importantes sobre quais informações não devem ser enviadas por e-mail
- Treinamento de Cibersegurança para Colaboradores
Por que não devo enviar senhas por e-mail?
No mundo de hoje, precisamos ter cuidado com quem você dá suas senhas. Infelizmente, há muitas pessoas lá fora que adorariam ter em mãos a sua senha, seja para roubar sua identidade ou apenas para causar problemas.
É por isso que é fundamental nunca enviar senhas via e-mail. Mesmo que você pense que a pessoa para quem está enviando a senha é de confiança, existe sempre a possibilidade de que seu e-mail possa ser invadido e suas senhas possam cair em mãos erradas.
Portanto, jogue com segurança e não corra o risco. Suas senhas são apenas para uso pessoal.
Posso enviar documentos importantes por e-mail?
Quase tudo em nossa vida acontece online, por isso é muito comum o envio e recebimento de documentos importantes por e-mail. Menos papel e mais praticidade para a burocracia!
Mas será que é realmente seguro fazer isso?
A resposta é sim, na maioria das vezes. Por exemplo, muitos empregadores agora exigem que os novos funcionários digitalizem e envie por e-mail o seu documento de identidade, residência e demais documentos para realizar o cadastro na CLT.
E quando você recebe de volta os resultados dos exames médicos de um laboratório, eles geralmente incluem instruções para encaminhá-los ao seu médico via e-mail.
Naturalmente, é essencial seguir as regras de segurança ao enviar qualquer informação sensível. Mas, em geral, não há necessidade de ter medo de enviar por e-mail documentos importantes.
Como enviar documentos importantes por e-mail?
Ao enviar documentos importantes por e-mail, você precisa ser cauteloso. Você nunca deve enviar para pessoas que não conhece, e sempre confirme se o destinatário é legítimo.
Se você estiver inseguro, é melhor ter cautela e não enviar o documento.
Verifique se o pedido está vindo de uma fonte confiável. Por exemplo, se lhe for pedido que envie resultados de exames médicos é normal se vier de seu médico.
Mas se lhe for pedido o envio de documentos legais, provavelmente não é legítimo se vier de seu advogado da empresa, que já os possui.
Por fim, depois de enviar o e-mail, exclua-o da sua pasta “Enviado”. Desta forma, mesmo que seu e-mail seja invadido, seus documentos estarão seguros.
Que tipos de solicitação por e-mail eu preciso ter cuidado?
Todos nós já recebemos e-mails suspeitos antes. Você sabe, aqueles que prometem um milhão de dólares se você clicar neste link, ou aqueles que dizem que sua conta foi comprometida e que você precisa digitar sua senha para consertá-la.
- Mas e quanto aos e-mails de aparência mais inofensiva?
- Os que aparentam ser de um amigo ou colega, mas você não tem certeza?
- Ou os que parecem ser de uma empresa com a qual você faz negócios, mas existe algo estranho?
Estes são os tipos de e-mails que você precisa desconfiar.
Embora pareça que não estão tentando enganá-lo abertamente, podem ser tentativas de phishing, tentando reunir seus dados pessoais ou credenciais de login.
Então, como você pode saber se um e-mail é legítimo ou não?
- Primeiro, dê uma olhada com atenção no endereço do remetente. É uma correspondência exata para a pessoa ou empresa de quem ela pretende ser? Se não, isso é uma bandeira vermelha.
- Segundo, verifique o idioma do e-mail. Existem erros de digitação ou frase estranha? Isto pode ser outro sinal de que alguém está tentando imitar outra pessoa.
- Por último, confie no seu instinto. Se algo no e-mail estiver fora de contexto, provavelmente está.
Quais as consequências de não seguir essas regras?
E se eu não seguir todas essas regras? Essa é uma pergunta válida. Afinal, você pode estar pensando, eu sou apenas uma pessoa e que diferença posso ter?
Bem, a verdade é que, seguir estas regras simples pode fazer uma enorme diferença. Os golpistas são muito espertos e encontrarão maneiras de usar seus documentos e seus dados se você lhes der a oportunidade.
Ao estar vigilante e não lhes dar qualquer razão para fazê-lo, você pode ajudar a proteger suas informações.
Então, o que acontece se você não seguir as regras? Infelizmente, as consequências podem ser graves.
- Seus dados podem ser roubados e usados para beneficiar outra pessoa.
- Criminosos podem usar sua identidade para comprar um novo telefone e deixar a conta para que você pague.
- Ou eles podem alugar seu apartamento ilegalmente a uma terceira pessoa.
- E, em alguns casos, você pode simplesmente ser chantageado com a ameaça de enviar suas informações confidenciais a pessoas que não deveriam vê-las.
Portanto, lembre-se, seguir estas regras é importante não apenas para você, mas para todos. Seja inteligente e esteja seguro!
Pontos Importantes sobre quais informações não devem ser enviadas por e-mail
- Nunca envie suas senhas ou detalhes de cartão de crédito via e-mail.
- Ao enviar documentos por e-mail, você deve ser cauteloso e removê-los da pasta após o envio.
Treinamento de Cibersegurança para Colaboradores
Pode ser difícil acompanhar as últimas ameaças à segurança cibernética, e é ainda mais difícil saber como proteger os dados da sua empresa
A Cibersegurança é um campo em constante mudança, e novas ameaças estão surgindo o tempo todo. Pode ser difícil manter-se atualizado com as últimas tendências e saber como proteger adequadamente os dados de sua empresa.
Fornecer treinamento de segurança cibernética para os funcionários é a melhor maneira de se manter à frente de ameaças potenciais. Os colaboradores aprenderão sobre as últimas ameaças e como identificá-las, o que ajudará a proteger sua rede e dados de serem comprometidos.
Além disso, este treinamento é o investimento mais acessível para ter proteções fortes de segurança cibernética no local, pois falhas humanas são as maiores causas de violações de cibersegurança.
Como realizar o treinamento em Cibersegurança
Em geral, o treinamento de cibersegurança para os funcionários é uma parte essencial da estratégia de segurança de qualquer empresa. Ao fornecer este treinamento, você está ajudando a proteger os ativos mais valiosos da sua empresa. E para isso você precisa apenas:
- Se inscrever em nosso treinamento gratuito;
- Assistir as aulas e testes de conhecimento;
- Obter o certificado.
As violações da cibersegurança podem ser custosas e prejudiciais para as empresas, tanto financeiramente quanto para a reputação. Na era digital atual, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa, e é essencial protegê-los de ataques cibernéticos.
Quando você fornece treinamento de segurança cibernética para os colaboradores você está:
- Protegendo os dados da sua empresa contra roubo ou comprometimento
- Reduzindo a probabilidade de um ataque cibernético acontecer em primeiro lugar
- Preservando a reputação da sua empresa
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