Quais e-mails são perigosos

Quais e-mails são perigosos?

O e-mail revolucionou a forma de comunicação das empresas. No entanto, esta nova tecnologia também traz um certo nível de perigo, pois muitos ataques cibernéticos vêm através de um e-mail. Por isso é essencial conhecer quais emails são perigosos e como proteger sua empresa contra elas. 

Neste artigo, discutiremos os diferentes tipos de e-mails que podem prejudicar sua empresa e daremos dicas de como evitá-los. Fique seguro!

Por que devemos ter um olhar crítico com e-mails recebidos?

Devemos ter um olhar crítico ao receber e-mails, pois os golpistas muitas vezes se fazem passar por amigos ou colegas, com o objetivo de fazer com que você tome ações que podem ter sérias consequências.

Ao avaliar um e-mail, considere:

  • Quem é o remetente?
  • O que a mensagem está lhe pedindo para fazer? e;
  • Se a mensagem está fora de contexto para o remetente.

Se você não tiver certeza sobre um e-mail, é melhor errar por precaução e apagá-lo ou confirmar com o remetente diretamente antes de tomar qualquer ação.

Ao ser crítico e estar atento, você ajuda a proteger a si e a sua empresa de possíveis ataques.

O que cibercriminosos buscam?

Todos os golpistas têm um objetivo principal: ganhar dinheiro. E existem diferentes formas de conseguir isso: roubar, extorquir, vender informações e assim por diante.

Usando seu e-mail, um criminoso pode obter:

  • Suas informações pessoais como nome, endereço, data de nascimento, por exemplo. Estas informações podem ser usadas para criar uma identidade falsa.
  • Suas informações financeiras, como números de cartão de crédito, números e senhas de contas bancárias. Estas informações podem ser utilizadas para esvaziar suas contas ou realizar compras em seu nome.
  • Suas senhas e IDs de login para websites. Estas informações podem ser usadas para sequestrar suas contas online e roubar sua identidade.
  • Informações pessoais como fotos e arquivos pessoais. Com estas informações, criminosos podem te chantagear;
  • Documentos empresariais. Com estas informações, criminosos podem chantagear você e sua empresa;

Os golpistas também podem tentar enganá-lo para fazer o download de malwares em seu computador.

Este software malicioso pode fazer tudo o que está acima, bem como dar ao golpista acesso remoto ao seu computador. Assim ele irá conseguir bisbilhotar seus arquivos, observá-lo através de sua webcam, e muito mais.

Em resumo, os golpistas querem o máximo de suas informações pessoais para ganhar dinheiro às suas custas.

Como os cibercriminosos podem te enganar, se passando por outra pessoa?

Os criminosos cibernéticos estão constantemente encontrando novas maneiras de enganar as pessoas para que elas lhes deem o que querem. Eles costumam se passar por:

Um colega de trabalho ou seu chefe.

Usando este disfarce, o criminoso é capaz de obter importantes documentos de trabalho, acesso à rede interna, dados confidenciais do cliente e assim por diante. Normalmente esta técnica é utilizada em ataques dirigidos a empresas.

Um amigo ou conhecido seu.

Nesse caso, eles podem pedir um empréstimo ou conseguir informações pessoais que mais tarde permitirão que ele te chantagie.

Funcionário de uma empresa, tal como um banco, loja ou companhia aérea.

Eles entrarão em contato e vão fingir ser alguém que trabalha para a organização, numa tentativa de obter suas informações pessoais.

Por exemplo, eles podem tentar obter seus dados de cartão bancário ou senha se passando por um funcionário do banco.

Ou, podem tentar obter seus dados de passaporte fingindo ser funcionário de uma companhia aérea.

Esteja ciente destas situações e não forneça nenhuma informação pessoal a alguém que você não conheça. Se você não tiver certeza se essa pessoa é legítima, entre em contato com a empresa para a qual ele afirma trabalhar e peça que confirmem.

Como os cibercriminosos podem agir em seu e-mail?

Links Suspeitos

É assim que funciona: os golpistas criarão links falsos que muitas vezes imitam os enviados por e-mail de uma empresa legítima. Ao clicar no link, você será redirecionado para um site que é quase idêntico ao oficial.

Entretanto, com uma inspeção detalhada, você poderá notar ligeiras diferenças no URL ou outras pistas sutis, que denunciarão o golpe.

Em alguns casos, ao clicar no link será baixado um malware em seu dispositivo, que pode rastrear suas teclas e capturar informações sensíveis como senhas e números de cartão de crédito.

Formulários

Você pode ser solicitado a confirmar sua conta inserindo seu login e senha da rede corporativa em um formulário embutido no e-mail.

Ou você pode ser solicitado a fazer um pagamento, preenchendo os dados de seu cartão bancário.

Muitos formulários utilizados pelos criminosos têm como objetivo coletar o máximo de informações possíveis, e pode ser difícil determinar quais informações são enviadas para onde.

Como resultado, é preciso ser cauteloso ao preencher qualquer formulário online, e fornecer apenas a quantidade mínima de informações necessárias.

Baixar um anexo de e-mail

Muitos golpistas enviarão e-mails com anexos que parecem inofensivos, como uma planilha, word ou pdf. Estes anexos podem, entretanto, conter malware que causará sérios danos ao seu computador se você os abrir.

A melhor maneira de se proteger é estar ciente dos muitos tipos diferentes de golpes lá fora e nunca abrir um anexo de alguém que você não conhece.

Se você estiver em dúvida, tenha cautela e não abra o anexo. Não vale a pena arriscar a segurança do seu computador por curiosidade.

Engenharia Social

A engenharia social por e-mail é um tipo de fraude no qual criminosos enviam mensagens que parecem vir de uma fonte confiável. Ela tem o objetivo de enganá-lo para descobrir informações pessoais ou infectar seu computador com malware.

Um exemplo comum é o esquema de “phishing”. Nele, você recebe um e-mail que parece que é do seu banco ou empresa de cartão de crédito, pedindo que você clique em um link e digite suas credenciais de login.

Para se proteger da engenharia social por e-mail, nunca clique em links ou abra anexos de fontes desconhecidas, e suspeite de qualquer mensagem que lhe peça para revelar informações pessoais.

Se você não tiver certeza se um e-mail é legítimo, entre em contato diretamente com o suposto remetente para verificar sua autenticidade.

Ao tomar estas precauções, você se manterá a salvo deste tipo de ataque.

Quais as consequências de cair em um golpe

Consequências pessoais. 

Como qualquer pessoa que já foi vítima de uma fraude sabe, as consequências são graves.

Você não só pode perder dinheiro de sua conta bancária, mas também pode perder o acesso aos seus dados pessoais.

Em alguns casos, os golpistas podem até encriptar seus dados para fazer você pagar um resgate.

Além disso, você pode perder o controle de seus perfis na mídia social ou de suas contas de e-mail.

Consequências profissionais. 

Esteja ciente que você pode se tornar parte de um crime contra sua empresa se você não tiver cuidado com seus dados.

Por exemplo, se os fraudadores tiverem acesso aos seus dados, eles poderão usá-los para obter informações confidenciais da empresa. Isto poderia levá-lo a ser demitido e até mesmo a enfrentar uma ação legal.

Portanto, o uso responsável do e-mail deve ser levado com seriedade. Você pode ajudar a proteger sua empresa sendo cuidadoso com seus dados e somente compartilhando-os com fontes confiáveis.

Dicas para verificar um e-mail

Hoje em dia, é difícil saber em quem ou em que confiar online. Com tanto spam e phishing acontecendo, você deve verificar os e-mails que você recebe. Aqui estão algumas dicas:

  1. Primeiro, compare o endereço e a assinatura do remetente.
  • Eles correspondem?
  • Você conhece esta pessoa?
  • Ela trabalha em uma empresa com a qual você está lidando?

Se você responder não, a qualquer uma dessas perguntas, levante uma bandeira vermelha de atenção.

2. Em seguida, verifique os anexos. Se o e-mail contiver um anexo, certifique-se de que não se trata de um arquivo executável.

Os arquivos executáveis têm extensões como *.exe, *.bat, *.vbs, por exemplo, e não devem ser abertos a menos que você tenha certeza de que são seguros.

3. Finalmente, verifique quaisquer links no e-mail. Passe o cursor sobre o link e examine o endereço no canto inferior esquerdo da tela.

Se parecer suspeito ou não corresponder ao que o link diz que deveria ser, não clique nele!

Tenha cuidado extra com links que contenham caracteres estranhos ou longas cadeias de números e letras; estas são muitas vezes tentativas de disfarçar links maliciosos.

Seguindo estas dicas simples, você pode ajudar a se proteger contra e-mails maliciosos.

Pontos Importantes sobre e-mails perigosos

  • Os e-mails que recebemos todos os dias podem ser perigosos, mas avaliando-os de forma crítica e ignorando os suspeitos, podemos nos proteger.
  • Lembre-se de sempre verificar cuidadosamente seus e-mails. Se notar um tom manipulativo ou pedidos para agir — pode ser um sinal de que este e-mail é fraudulento.
  • Com atenção e cuidado, todos nós podemos ficar a salvo das fraudes de phishing por e-mail!

Treinamento de Cibersegurança para Colaboradores

Pode ser difícil acompanhar as últimas ameaças à segurança cibernética, e é ainda mais difícil saber como proteger os dados da sua empresa

A Cibersegurança é um campo em constante mudança, e novas ameaças estão surgindo o tempo todo. Pode ser difícil manter-se atualizado com as últimas tendências e saber como proteger adequadamente os dados de sua empresa.

Fornecer treinamento de segurança cibernética para os funcionários é a melhor maneira de se manter à frente de ameaças potenciais. Os colaboradores aprenderão sobre as últimas ameaças e como identificá-las, o que ajudará a proteger sua rede e dados de serem comprometidos.

Além disso, este treinamento é o investimento mais acessível para ter proteções fortes de segurança cibernética no local, pois falhas humanas são as maiores causas de violações de cibersegurança.

Como realizar o treinamento em Cibersegurança

Em geral, o treinamento de cibersegurança para os funcionários é uma parte essencial da estratégia de segurança de qualquer empresa. Ao fornecer este treinamento, você está ajudando a proteger os ativos mais valiosos da sua empresa. E para isso você precisa apenas:

  1. Se inscrever em nosso treinamento gratuito;
  2. Assistir as aulas e testes de conhecimento;
  3. Obter o certificado.

As violações da cibersegurança podem ser custosas e prejudiciais para as empresas, tanto financeiramente quanto para a reputação. Na era digital atual, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa, e é essencial protegê-los de ataques cibernéticos.

Quando você fornece treinamento de segurança cibernética para os colaboradores você está:

  • Protegendo os dados da sua empresa contra roubo ou comprometimento
  • Reduzindo a probabilidade de um ataque cibernético acontecer em primeiro lugar
  • Preservando a reputação da sua empresa

Se você está procurando fornecer treinamento de segurança cibernética para seus funcionários, inscreva-se hoje mesmo para nosso treinamento gratuito! Participe das aulas e passe nos testes de conhecimento para obter seu certificado.


[hubspot portal=”20347210″ id=”dc9685b7-6042-4244-857e-33572bca4c28″ type=”form”]

Outros Artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha o formulário abaixo para falar com um especialista.

    Seus dados estão seguros