Empresa de Cabeamento Estruturado

Empresa de Cabeamento Estruturado: escolha o parceiro certo para o seu negócio

O cabeamento estruturado faz parte de uma infraestrutura de rede, criada para suportar a conectividade e a transferência de dados entre processos em um ambiente de TI. Por isso, essa estrutura integra dispositivos e hardwares, como computadores, telefones e outros equipamentos usados pelas empresas. Por isso que escolher a empresa de cabeamento estruturado para o seu negócio se torna fundamental e estratégico.

O objetivo de um sistema de cabeamento é garantir uma infraestrutura de rede altamente confiável, resiliente, resistente e de baixo custo, para atender a todos os requisitos de comunicação, colaboração e conexão em um ambiente organizacional.

Um projeto de cabeamento estruturado bem dimensionado fornece desempenho e escalabilidade, requisitos necessários para viabilizar adições, reduções e alterações sem comprometer a conectividade da infraestrutura.

Neste artigo falamos sobre a importância do cabeamento estruturado, o que considerar ao dimensionar essa estrutura e ao escolher uma empresa de cabeamento estruturado para criar e operacionalizar o seu projeto. Confira!

Como é uma infraestrutura com cabeamento estruturado?

No sistema de cabeamento estruturado são usados patch panels e trunks que fornecem portas de hardware e integram os racks onde serão ligados os dispositivos. Entretanto, não basta apenas interligar esses equipamentos para garantir a alta conectividade da rede.

Componentes de cabeamento estruturado metálico
Componentes de cabeamento estruturado metálico

Uma infraestrutura de TI precisa ser confiável, redundante e segura. Por isso, a maneira como os cabos e os equipamentos são dispostos e organizados é regida por regras técnicas e regulamentos que precisam ser seguidos pelas empresas de cabeamento estruturado, como a ISO/IEC 11801 e a ANSI/TIA-568, em âmbito internacional, e as normas NBR N.º14565, que disciplina o Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers, NBR N.º 16415 que parametriza a estrutura em edificações e a NBR 16869-2:2021, que se aplica à medição de atenuação do cabeamento de fibra óptica.

Subsistemas de Cabeamento Estruturado

Depois de atender a todos os requisitos técnicos e de segurança, estar bem dimensionada e operando plenamente, uma infraestrutura de TI com cabeamento estruturado viabiliza a conectividade entre todas as estações de trabalho da estrutura, cria um ambiente compartilhado, com alto fluxo de dados e comunicação, permitindo que os usuários trabalhem com eficiência, colaboração e integração.

Qual a importância do cabeamento estruturado para uma infraestrutura de TI?

Veja a seguir, os motivos pelos quais é essencial contar com o cabeamento estruturado em uma infraestrutura de TI.

Organização

Uma das maiores vantagens de ter um sistema de cabeamento estruturado é a organização: os diferentes cabos que integram um ambiente altamente conectado (Ethernet, telefônicos e coaxiais, por exemplo), não devem ocupar a área visível da infraestrutura, tanto para não comprometer a aparência do local, quanto para não aumentar a vulnerabilidade da rede.

Adaptabilidade

A estrutura de cabeamento de rede é flexível e fácil de usar. Além disso, ela garante mais eficiência no espaço de trabalho, uma vez que é simples de gerenciar e altamente adaptável, suporta uma largura de banda mais alta sem perder a precisão do fluxo de dados e pode ser atualizada continuamente para se adaptar às necessidades da infraestrutura de telecomunicações da sua empresa.

Menos tempo de inatividade

A falta de organização dos cabos e aparelhos em uma infraestrutura de TI também inviabiliza a rápida identificação e resolução de falhas e problemas. Além disso, com um sistema de cabeamento adequado, a transferência de dados se torna mais confiável ​​garantindo mais estabilidade na conexão e, consequentemente, menor tempo de inatividade da rede.

Melhor relação entre custo e benefício

Quando o cabeamento estruturado é cuidadosamente projetado e instalado para atender as especificidades de um ambiente de TI, ele garante o aumento da produtividade a partir da alta conectividade da infraestrutura. Entretanto, quando o dimensionamento da rede e o uso de equipamentos não é planejado corretamente, a estrutura pode ficar subutilizada ou ineficaz.

Por isso, é necessário contar com a ajuda de uma empresa de cabeamento estruturado confiável, capaz de avaliar cuidadosamente as necessidades específicas do seu projeto e identificar os equipamentos e soluções mais adequadas para a sua demanda — e sem onerar a sua capacidade de investimento.

Escalabilidade sem interrupções

A remoção, adição ou alteração de equipamentos em uma infraestrutura de TI sempre gera problemas, principalmente relacionados à interrupção da conectividade da rede. Entretanto, o cabeamento estruturado permite a inclusão de dispositivos, gadgets e aplicações com menos estresse, sem interrupções, já que eles são mais escaláveis ​​e adaptáveis a essas mudanças.

Suporte a vários sistemas e aplicações

O cabeamento estruturado funciona em conjunto com outros sistemas e aplicações, por isso, é essencial que os equipamentos utilizados suportem essa integração.

Atualmente, muitas empresas centralizam as suas operações em data centers, enquanto outras têm suas unidades geograficamente espalhadas para cobrir internacionalização de suas operações.

Independentemente do tipo de infraestrutura, é essencial garantir a interconectividade de todos esses ambientes para não interferir no compartilhamento de dados e na capacidade de colaboração das equipes de trabalho.

Segurança de dados

A segurança de dados é um requisito crítico para qualquer infraestrutura de TI e com o cabeamento estruturado as empresas garantem a alta disponibilidade das informações sem comprometer a integridade e a confidencialidade dos processos e documentos compartilhados pela rede.

Embora a nova tecnologia tenha chegado para tornar as operações da empresa mais gerenciáveis ​​e eficazes, também pode complicar algumas coisas.

Os sistemas de cabeamento estruturado não podem ser facilmente corrompidos ou ter os recursos direcionados para a realização de outros tipos de tarefas não correspondentes ao escopo da empresa: eles possuem recursos e funcionalidades com camadas de segurança acessíveis somente por usuários devidamente autorizados.

O que considerar ao dimensionar uma rede?

Antes de ver o seu projeto de cabeamento estruturado pronto e operando plenamente, o gestor precisa se fazer algumas perguntas que delimitam as características da sua infraestrutura de TI.

As respostas guiarão o tipo de estrutura de cabeamento de rede e quais aspectos poderão atender melhor às necessidades do negócio:

  • Quantas pessoas usam a rede? O tipo de cabo depende de quantas pessoas compartilham informações pela rede diariamente;
  • A sua empresa fornece rede Wi-Fi para os clientes? Por exemplo, em um hotel, os hóspedes e visitantes provavelmente precisarão usar a rede além da sua equipe de trabalho;
  • A sua empresa cresce continuamente? Se cada vez mais pessoas usarem a sua rede, mais rapidamente a sua infraestrutura precisará ser dimensionada para acomodar novos usuários;
  • Quantas soluções e equipamentos integram os ativos da sua empresa? A quantidade de dispositivos que será conectada à rede também interfere no desempenho e operacionalidade da estrutura.
  • Existe uma rede instalada na empresa? Se sim, ela também precisa ser considerada ao escolher o melhor cabeamento estruturado para o seu projeto.
  • Você tem planos de expansão em curto prazo? A contratação de novos colaboradores, a instalação de outros dispositivos e o aumento da infraestrutura para incorporar novas equipes de trabalho também devem ser considerados nesse processo.
  • A sua empresa tem necessidades tecnológicas específicas? Alguns segmentos têm especificidades que demandam mais atenção, por exemplo, a área médica, que exige a incorporação de equipamentos de alta demanda tecnológica que exigem uma rede de alta capacidade e confiabilidade.

Depois de avaliar todas essas características, é o momento de escolher uma empresa de cabeamento capaz de adequar o projeto às especificidades da sua empresa, como você pode ver a seguir.

Como escolher uma empresa de cabeamento estruturado?

A expertise e o comprometimento com a qualidade são requisitos essenciais ao escolher uma empresa de cabeamento estruturado.

Uma escolha ruim pode levar a uma rede mais propensa a problemas e falhas. Por isso, veja o que considerar ao contratar uma empresa de cabeamento estruturado.

A empresa de cabeamento estruturado tem expertise e experiência no mercado?

O cabeamento de dados é um campo de trabalho altamente complexo e especializado. É importante escolher uma empresa de cabeamento com anos de experiência e referências no mercado.

Procure por empresas que tenham concluído com sucesso os seus projetos, independentemente do tamanho e do escopo da rede.

Tem capacidade de planejamento?

É essencial planejar adequadamente qualquer tipo de projeto, principalmente um de cabeamento estruturado que será responsável pela conectividade das estações de trabalho e todas as áreas da empresa.

Por isso, tenha em mente onde ficará o hub e o tipo de estrutura de cabeamento do seu negócio, mas conte com empresas que ajudam a definir outros requisitos para que a sua infraestrutura seja sempre funcional, eficiente, confiável e segura.

Uma empresa experiente em cabeamento estruturado pode informar o que funcionará melhor para o layout e as necessidades  e especificidades da sua instalação.

Conhece todas as especificidades e aspectos técnicos do projeto?

A empresa também precisa conhecer as preferências de materiais e marcas dos seus contratantes e não apenas apresentar uma solução única para os clientes. Por isso, é importante saber quais são as especificidades e aspectos técnicos do projeto.

Permite a participação ativa do cliente no projeto?

Um projeto de cabeamento estruturado precisa ser testado e avaliado continuamente, pois, muitas vezes, o que foi planejado não pode ser executado.

Por isso, é fundamental que a empresa de cabeamento estruturado seja capaz de comunicar claramente as etapas de implementação do projeto ao contratante.

Da mesma forma, a empresa contratada precisa ouvir com atenção e responder com soluções requeridas pelos seus clientes, de forma a atender adequadamente, e de forma colaborativa, todos os requisitos e demandas do projeto.

Fornece relatórios de teste?

Os relatórios de testes de certificação de rede devem fazer parte do serviço de implantação de uma estrutura cabeada. Eles informam a capacidade de atendimento da demanda, tempos de uptime e outros KPIs que ajudam a delimitar a performance da sua infraestrutura.

Oferece suporte e treinamento?

Certifique-se de saber mais sobre os programas de suporte de ti, treinamento e certificação oferecidos pela empresa de cabeamento estruturado, para que a sua equipe também seja capaz de usar plenamente todos os recursos da sua infraestrutura.

Quais os diferenciais da Nasa Tecnologia como a sua empresa de cabeamento estruturado?

A Nasa Tecnologia tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e todos os seus projetos recebem o aval de um engenheiro especializado.

Entretanto, a complexidade e a essencialidade de uma infraestrutura de TI requer diferenciais, seja para viabilizar a qualidade dos resultados, seja para garantir todas as vantagens do cabeamento estruturado. Por isso, veja a seguir, o que a Nasa Tecnologia garante aos seus projetos.

Equipe Especializada em cabeamento estruturado

A equipe de profissionais da Nasa Tecnologia têm certificações fundamentais de fabricantes e instituições de alto valor no mercado, das empresas Furukawa e BICSI (Building Industry Consulting Service International), por exemplo, além da certificação PMP (Project Management Professional).

Os profissionais são constantemente treinados para atender requisitos de governança e compliance, oferecer um suporte de TI adequado e garantir adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Material de qualidade e dimensionamento correto para atender a necessidade dos clientes

O dimensionamento do cabeamento estruturado em uma infraestrutura de TI deve ocorrer de forma inteligente — mesmo que o material tenha qualidade, é possível que ele não atenda a demanda da sua infraestrutura de rede se não estiver adequado aos requisitos do seu projeto.

Os profissionais da Nasa Tecnologia são constantemente treinados para conseguir fazer a avaliação de todos esses requisitos antes da implementação do projeto — identificar as especificidades do local e determinar quais equipamentos são mais adequados para atender a demanda do cliente sem negligenciar as normas técnicas nacionais e internacionais para o cabeamento estruturado.

Certificação da Rede após a Obra

A certificação do funcionamento da rede é outra parte essencial em um projeto de cabeamento estruturado. Por meio de equipamentos especiais de medição, a Nasa Tecnologia atesta a validade e a precisão da operação de rede e atesta o resultado da estrutura de cabeamento.

Com informações sobre o desempenho da rede e todos os requisitos para o pleno funcionamento de todos os equipamentos, é possível identificar e corrigir rapidamente quaisquer problemas de conectividade e falha no tráfego de dados.

Empresa de Confiança – Integrador Autorizado Furukawa

Outro elemento essencial conquistado pela Nasa Tecnologia, devido ao tempo de trabalho, dedicação aos projetos dos clientes e resultados superiores, foi a confiabilidade de empresas como a Furukawa Electric. Por isso, é com grande satisfação que a empresa conta com o selo de Distribuidor Autorizado da Furukawa que sinaliza a qualidade e a confiança do seu trabalho.

Equipe de Engenharia & Gerenciamento de Projetos

Cada projeto tem seu nível de detalhamento e customização. Sob esse aspecto, a Nasa Tecnologia adota o método Agile e as melhores práticas de PMBOK implementadas por profissionais PMP para garantir a satisfação dos clientes em todas as fases de seus projetos e o melhor resultado na entrega do serviço de cabeamento estruturado.

O cabeamento estruturado é primordial para otimizar os resultados das empresas e de seus parceiros comerciais. Agora que você sabe a importância desse componente em uma infraestrutura de TI, que tal entrar em contato com a Nasa Tecnologia e agendar uma análise de necessidades para a sua empresa?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

8 Comentários

Os comentários estão fechados.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.