As diferenças entre cabos de rede Cat6 vs Cat6A

As diferenças entre cabos de rede Cat6 vs Cat6A

Você gostaria de saber quais são as diferenças entre os cabos de rede Cat6 vs Cat6A? Se for o caso, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explicar os pontos chaves entre estes dois tipos de cabos. Ao entender as diferenças, você pode tomar uma melhor decisão sobre qual é o melhor para suas necessidades, Cat6 ou Cat6A. Então, vamos começar!

Semelhanças entre Cat6 vs Cat6A

  • Ambos são projetados para os padrões ANSI/TIA/EIA-568, suportando velocidades de 10/100/1000 Mbps em até 100 metros.
  • Ambos são fornecidos em diferentes cores, patch cords, patch panels e conectores e também com flamabilidade do tipo CM e LSZH. Saiba mais em: Flamabilidade de Cabos de Rede: CMX , CM e LSZH
  • Disponível em cabos blindados e não blindados. Veja mais em Cabo de Rede Blindado: Tudo o que você precisa saber
  • São utilizados 4 pares trançados de cabo de cobre.
  • Tanto o Cat5e como o Cat6 são conectorizados com padrões T568A ou T568B.
  • Possuem uma “spline ou crossweb” em sua estrutura. Este Spine é um plástico no centro do cabo que ajuda a separar os pares de condutores. Isto ajuda a melhorar o desempenho do cabo ao minimizar a quantidade de “Cross Talk” que acontece dentro dele.

Diferenças entre Cat6 vs Cat6A

  • O Cabo Cat6A é fabricado com tolerâncias mais rigorosas e uma torção dos pares maior.
  • Enquanto o Cat6 trabalha em frequências de até 250MHz o Cat6A suporta frequência de até 500Mhz. Frequências maiores significa que a informação é transmitida com mais robustez ao longo do cabo de rede.
  • O cabo Cat6A suporta 10Gbps em até 100 metros enquanto que o Cat6 suporta os mesmos 10Gbps em distância de até 50 metros.
  • O cabo Cat6 possui uma bitola menor que o Cat6A. Isso significa uma infraestrutura maior para o Cat6A.
  • O Cat6 suporta velocidade de 10 Gigabit or 10.000 Mb/s em até 33 metros, muitas vezes até 50 metros se não houver muitas interferências no caminho.
  • Por ser um cabo mais grosso, a conectorização do Cat6A é mais desafiadora.
  • O cabo Cat6A suporta a energia necessária para alimentar dispositivos PoE mais exigentes como o Wifi-6

Requerimentos de Equipamentos

Um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher um cabo de dados para o seu cabeamento estruturado é a velocidade que os seus ativos podem suportar. A maioria dos equipamentos de rede agora é capaz de atender conexões de 100 Mbp/s a 1 Gbp/s, portanto, você precisará de um cabo que consiga acompanhar. O Cat5e é uma ótima opção para a maioria das aplicações, pois pode suportar velocidades de até esses 1 Gbp/s.

Entretanto, se você estiver planejando instalar um equipamento de alta conectividade, poderá precisar de um cabo Cat6 ou Cat6a. Estas categorias são projetados para velocidades de até 10 Gbp/s, tornando-os à prova de futuro. Portanto, quando chegar a hora de escolher um cabo de dados, não deixe de considerar os requisitos de velocidade de seu equipamento e os upgrades futuros.

Nesses casos aonde o gargalo são os equipamentos, a velocidade oferecida pelo Cat6A não irá beneficiar em nenhum aspecto, custando um valor maior.

Cat6 vs Cat6A: Custo e Facilidade de Instalação

Quando se trata de cabos Cat6a, o processo de instalação é muito diferente do Cat6. O Cat6A é mais espesso do que os cabos Cat6. Isto porque os cabos Cat6A são feitos com uma camada extra de isolamento para ajudar a reduzir a crosstalk.

Além disso, os cabos Cat6A requerem conectores e patch panels de maior desempenho. Como resultado, o investimento de instalação de uma rede Cat6a é superior que o custo de instalação de um cabeamento estruturado Cat6. No entanto, o aumento do custo vale a pena pela maior velocidade e desempenho que as redes Cat6A oferecem.

O custo de instalação do cabeamento Cat6A é superior ao do Cat6, tanto do ponto de vista material como de mão-de-obra. O cabo Cat6A é mais grosso e mais pesado que o Cat6, tornando mais difícil trabalhar com ele.

Além disso, o Cat 6A requer mais atenção aos detalhes para sua conectorização, pois é necessária mão de obra especializada em Cat6A. Embora o investimento inicial possa ser maior, ele economizará dinheiro a longo prazo, garantindo que o trabalho seja feito corretamente.

Considerações de Upgrade e Infraestrutura a Prova de Futuro Cat6A

Existem três situações comuns aonde a instalação do cabo Cat6A é preferível ao Cat6.

A primeira delas é se você planeja ter uma velocidade de 10 Gbp/s, com distância de até 100 metros, oferecendo conectividade 10 Gbps em toda a sua infraestrutura de TI.

A segunda é se você está instalando em uma situação de longo prazo, aonde o custo seria proibitivo para executar novamente com um cabo de especificação superior, mesmo em um futuro distante. Um exemplo dessa situação são câmeras em ambientes externos aonde a infraestrutura subterrânea e lançamento de cabo são feitos antes da pavimentação.

A terceira é quando você precisar do PoE (Power Over Ethernet). Por questões de temperatura o Wifi 6 só é atendido pelo Cat6A. A utilização de cabeamento inferior irá restringir a banda oferecida pela antena WIFI 6.

Enquanto Cat6 é uma ótima opção para a maioria das aplicações, há algumas situações em que Cat6A é a melhor escolha.

Conheça a Nasa Tecnologia para a sua Rede Cat6 ou Cat6A

Se você estiver procurando um cabo de rede que possa suportar 10 Gigabit Ethernet, então você precisará usar o Cat6A. Os cabos Cat6 podem ser utilizados a 10Gbps, mas com limitação de distância.

Verifique as especificações de seu equipamento e dispositivos de rede para ver que tipo de cabeamento é necessário. Certifique-se de considerar a velocidade e os requisitos de energia do seu equipamento ao escolher um cabo de dados.

Como sempre, se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para escolher o cabo certo, nossos especialistas estão aqui para ajudá-lo.

Nós da Nasa Tecnologia somos referência nacional em cabeamento estruturado, suporte de TI, cibersegurança e LGPD para empresas. Estamos atentos ao processo acelerado de transformação digital dos negócios, tornando-os aptos a lidarem com tendências como a Indústria 4.0 da melhor forma.

Sobre cabeamento estruturado, contamos com especialistas em CAT 5, CAT 6 e CAT 6A, além de fibra óptica. Visando o melhor para sua empresa, usamos apenas materiais de qualidade e homologados pela Anatel.

Caso o negócio precise resolver quaisquer inconsistências em sua rede, podemos fornecer um relatório detalhado, de modo a corrigir problemas de conexão e tráfego de dados, por exemplo. Contratando a Nasa Tecnologia, o seu negócio terá benefícios como:

  • maior produtividade, visto que asseguramos o pleno funcionamento dos sistemas da empresa;
  • economia, de modo que a empresa não mais terá de lidar com custos não previstos;
  • aumento da lucratividade, sendo uma consequência da maior produtividade e redução de custos.

O que achou deste artigo? Aproveite a visita em nosso blog e acesse agora mesmo a página de serviços da Nasa Tecnologia!

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.