As diferenças entre cabos de rede Cat5e vs Cat6

As diferenças entre cabos de rede Cat5e vs Cat6

Você sabe a diferença entre os cabos de rede Cat5e vs Cat6? Se não, você não está sozinho. Muitas pessoas não sabem embora seja essencial entender as diferenças se você quiser que seu negócio funcione sem problemas.

Neste post de blog, vamos quebrar as diferenças entre os cabos de rede Cat5e vs Cat6 para que você possa decidir corretamente sobre qual tipo de cabo é o melhor para o seu negócio. Fique atento!

O Cat5e ainda é utilizado em 2022?

Como o mundo da tecnologia continua a evoluir, diferentes tipos de cabos e fiação estão constantemente sendo desenvolvidos para acompanhar as exigências de novos dispositivos e aplicações. Enquanto alguns cabos se tornam obsoletos em alguns anos, outros conseguem resistir ao teste do tempo.

O Cat5e é um tipo de cabo de rede que permanece popular por mais de uma década, e não mostra sinais de cair em desuso tão cedo. De fato, o Cat5e ainda é amplamente utilizado em muitas casas e empresas em 2022. Embora os cabos Cat6, Cat6A, Cat7 e Cat8 tenham sido desenvolvidos desde a introdução do Cat5e, eles nem sempre são compatíveis com dispositivos mais antigos.

Como resultado, o Cat5e continua sendo uma escolha popular para muitos usuários que precisam de uma opção confiável e acessível.

Semelhanças entre Cat5e e Cat6

  • Ambos são projetados para os padrões ANSI/TIA/EIA-568, que estabelecem uma norma de desempenho conhecida como uma Categoria. A categoria descreve como o cabo irá funcionar em termos de desempenho a 100 metros ou a distância máxima que qualquer cabo Ethernet pode suportar.
  • Tanto a Cat5e como Cat6 suportam rede de 1 Gigabit até 100 metros. É a velocidade mais comum em portas de redes de computadores, impressoras e roteadores.
  • Ambos existem em diferentes cores, patch cords, patch panels e conectores. Também são encontrados com capa de proteção do tipo CMX e CM. Saiba mais em: Flamabilidade de Cabos de Rede: CMX , CM e LSZH
  • Disponível em cabos blindados e para uso geral. Veja mais em Cabo de Rede Blindado: Tudo o que você precisa saber
  • São utilizados 4 pares trançados de cabo de cobre.
  • Tanto o Cat5e como o Cat6 são conectorizados com padrões T568A ou T568B.

Diferenças entre Cat5e vs Cat6

  • O cabo Cat6 possui condutores de cobre mais grossos, quase sempre 23 AWG.
  • O cabo Cat5e possui condutores de cobre mais finos, quase sempre 24 AWG (quanto maior o AWG, o cobre fica mais fino).
  • O Cat6 suporta velocidade de 10 Gigabit or 10.000 Mb/s em até 33 metros, muitas vezes até 50 metros se não houver muitas interferências no caminho.
  • Por ser um cabo mais grosso, a conectorização do Cat6 é mais desafiadora.
  • O Cat5e não possui uma “spline ou crossweb” diferentemente do Cat6. Este Spine é um plástico no centro do cabo que ajuda a separar os pares de condutores. Isto ajuda a melhorar o desempenho do cabo ao minimizar a quantidade de “Cross Talk” que acontece dentro dele.

Qual tipo de cabo escolher: Cat5e vs Cat6?

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, mas estamos aqui com algumas diretrizes gerais para ajudar você a decidir:

  • Se você quer uma opção mais barata e não planeja ter velocidades muito altas, então use o Cat5e.
  • Se você estiver disposto a investir mais dinheiro, o Cat6 será uma escolha melhor porque oferece o melhor desempenho.
  • O cabo Cat6 é a melhor escolha para o PoE porque ele pode lidar com mais energia em distâncias maiores.

Uma pergunta comum: Mas o Cat5e vs Cat6 não suportam a mesma velocidade de 1 GB à 100 metros?

Sim, é a resposta. Acontece que existe um limite para erros de transmissão que são permitidos no cabo Ethernet. É normal, e esperado, que haja uma pequena porcentagem destes erros em qualquer rede. Neste caso, o cabo Cat6 é melhor porque ele não tem erros de transmissão com tanta frequência. Isto significa que sua velocidade será mais rápida, até os 100 metros.

Além disso, com menos erros de transmissão os seus equipamentos não precisarão reenviar informações ao longo da rede, o que pode vir a ser um problema para redes corporativas maiores que 48 pontos. Veja mais em Internet lenta ou indisponível em sua empresa? Descubra como resolver de forma definitiva

Cabeamento Estruturado para o seu Projeto

Se você está procurando o melhor desempenho possível e não quer se preocupar com possíveis atualizações futuras, vá com Cat6. Mas se você não precisa desse desempenho extra (ou está com um orçamento apertado), o Cat5e se sairá muito bem.

Em ambos os casos, certifique-se de considerar o comprimento do cabo ao tomar sua decisão de compra — quanto maior o ponto de rede, mais recomendado a escolha de uma opção de qualidade como o Cat6.

Agora sim você tem uma excelente base de argumentação e decisão sobre cabos de rede Cat5e e Cat6. Se você precisar da confirmação de um superior para esse investimento, organize seus argumentos com base neste artigo.

Qualquer dúvida a mais sobre Serviços de Cabeamento Estruturado, você encontra em nosso site. Entenda o cabeamento estruturado da Nasa Tecnologia!

Se este era um tópico confuso para você, espero que não seja mais. Bom projeto!

Utilize também nossas Ferramentas Gratuitas:

Calculadora de Cabeamento Estruturado

Descubra qual Cabo de Rede ideal para o seu Projeto: Cat5e,Cat6 ou Cat6a?

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.