Como reconhecer sites maliciosos?
Quando se trata da segurança de sua empresa, você nunca pode ser cuidadoso demais. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é aprender como identificar sites maliciosos. Neste post, discutiremos alguns dos sinais indicadores de um site confiável, e mostraremos como se manter seguro on-line. Boa leitura!
Tabela de conteúdos
O que é um site malicioso?
Um website malicioso é um website que foi criado com o único propósito de infectar seu computador com um vírus, roubar informações pessoais e obter seu dinheiro.
Os criminosos cibernéticos criam esses sites e adicionam links para eles em anúncios em sites populares.
Ao clicar em um desses links, você vai para o website malicioso onde o vírus é baixado em seu computador. Os sites maliciosos também podem enganá-lo para inserir informações pessoais, como o número de seu cartão de crédito, que é então enviado para o cibercriminoso.
Há muitas maneiras de um website malicioso prejudicar os visitantes, mas a mais comum é infectar seus computadores com um malware.
Malwares
Malware é um tipo de software que é projetado para danificar, controlar ou destruir sistemas de computadores. Ele rouba informações pessoais, danifica arquivos, ou pode até mesmo assumir o controle de um computador.
O malware pode ser instalado em um computador sem o conhecimento ou consentimento do usuário, e pode ser difícil de remover.
Por estas razões, é importante ter cuidado ao visitar websites e clicar apenas em links de fontes confiáveis.
Como reconhecer um site malicioso
Quando você estiver navegando na web, você deve ser capaz de detectar um site malicioso. Há alguns sinais óbvios, como se um site está prometendo algo que é bom demais para ser verdade, ou se seu navegador ou software antivírus está lhe alertando sobre isso.
Mas também há algumas pistas mais simples a serem observadas. Por exemplo, sites maliciosos muitas vezes têm muito “barulho” e estão cheios de pop-ups e publicidade, e podem ter erros ortográficos ou gramaticais.
Eles também podem tentar enganar você para baixar arquivos sem sua permissão. Se você reparar alguma dessas bandeiras vermelhas, se afaste do site.
Alertas pelo seu antivírus ou navegador
Há várias maneiras de dizer se um website é perigoso. Um dos sinais mais óbvios é se o seu antivírus, navegador ou serviço de busca o avisa que não é seguro prosseguir.
Por exemplo, o Google o advertirá se um site é de phishing ou se contém programas perigosos que poderiam tentar instalar malware em seu computador.
Da mesma forma, a maioria dos navegadores também o advertirá se um site for inseguro.
Lembre-se que seu antivírus apenas pode apenas avisá-lo. O navegador não pode impedi-lo de ir ao site, mas não é uma boa ideia fazer isso. A decisão é sua!
Websites com sons e ruídos visuais
Os sites que estão cheios de ruído visual podem tentar confundi-lo.
Com sua atenção distraída por todos os estímulos que você recebe, você pode automaticamente clicar em um link que leva a um download de malware. Muitas vezes você clica apenas para tentar escapar dos anúncios e outros ruídos.
Portanto, se você se deparar com um site cheio de ruído visual, feche o site imediatamente sem clicar em nada. É melhor ficar seguro para seguir em frente.
Botões Falsos
Golpistas adoram usar falsos botões de download para enganar as pessoas a baixar vírus e outros softwares maliciosos. Um exemplo comum é quando as pessoas procuram uma cópia gratuita de um programa como o Autocad.
Como é ilegal distribuir material protegido por direitos autorais gratuitamente, os golpistas criam falsos botões de download que levam a serviços de hospedagem de arquivos.
Uma vez que a vítima clica no botão, ela pode descarregar, sem saber, um vírus ou cavalo de Tróia que irá rastrear tudo o que digitar e enviá-lo de volta para o hacker.
Portanto, tenha cuidado com o que você clica, e só baixe arquivos de fontes confiáveis.
Pop-Ups de Promoções ou Prêmios
Não há nada mais frustrante como clicar de forma acidental em um falso pop-up. Você sabe quais são — geralmente envolvem esses tipos de mensagem: “Parabéns, você ganhou!” ou “Você é nosso milionésimo visitante!”. Eles também podem possuir um botão piscando que é impossível resistir a dar um clique.
É claro, uma vez que você clica, você é levado a um site perigoso ou começa a baixar malware. Portanto, da próxima vez que você vir um pop-up, não deixe de ter cuidado — pode acabar custando mais do que apenas alguns cliques
Pops Ups de Atualização de Softwares
Você já esteve navegando na web quando de repente um pop-up aparece, dizendo-lhe que seu navegador está “desatualizado” e oferecendo-se para baixar uma atualização?
Tudo isto é pura fraude. Estas ofertas geralmente aparecem de forma inesperada, sobrepõem o conteúdo do site, e vão interferir no que você está fazendo.
Portanto, se você vir um pop-up como este, basta fechar o site e continuar procurando o que você precisa em outro lugar. Não há necessidade de cair nessas fraudes!
Sites com Redirecionamento
Quando você estiver navegando na Internet, você espera poder clicar em um link e ir para a página que promete. Entretanto, pode acontecer de ao clicar em um link e, em vez de ir para a página que estava esperando, você ser redirecionado para outro site.
Isto é frustrante, especialmente se você estava esperando acessar um conteúdo específico que não pode ser encontrado no novo site. Então, por que isso acontece?
Há algumas explicações possíveis. Uma delas é quando as empresas compram novos nomes de domínio e direcionam os visitantes do antigo site para o novo.
Ou, um site pode ter sido invadido, e os hackers estão redirecionando os visitantes para um outro site malicioso, a fim de roubar suas informações pessoais.
Em ambos os casos, você deve ter cautela ao encontrar um redirecionamento. Se você não tiver certeza do motivo pelo qual está sendo redirecionado, é melhor não prosseguir. Há uma chance de que você possa acabar em um site perigoso, ou comprometer suas informações pessoais.
Portanto, da próxima vez que você se deparar com um redirecionamento, reserve um momento para ver onde você será enviado antes de clicar.
Downloads Automáticos não Autorizados
Se por acidente você entrar em um site que imediatamente começa a baixar um programa, é muito provável que seja um site fraudulento.
Não basta apenas fechar o site — siga estes passos para proteger seu computador:
- Feche a aba com o site;
- Feche o navegador;
- Vá para sua pasta de downloads e exclua o arquivo baixado;
- Execute seu software antivírus e verifique seu disco rígido.
O download automático de um programa desconhecido é perigoso, portanto, tenha cuidado extra ao navegar na web.
Sites com conteúdo inconsistente
Você deve verificar se existem divergências entre o conteúdo do site e o que estava na descrição. Por exemplo, você clica em um link para ver “Os dez carros mais desejados do mundo”, mas o site não diz uma palavra sobre carros. Em vez disso, está cheio de anúncios de pornografia. Neste caso, é óbvio que você deve fechá-lo.
Existem outras situações em que a discrepância é menos clara. Por exemplo, ao clicar em um link que diz ser um artigo sobre “Os 10 Melhores Tênis para Correr”, mas o artigo fala apenas de três sapatos e dois deles são feitos pela mesma empresa. Neste caso, não é tão claro que o site é malicioso, mas ainda assim vale a pena ser cético.
Como regra de ouro, se o conteúdo de um site não corresponde à sua descrição, o melhor é errar por cautela e sair do site.
Quais são as consequências de não sair desses sites imediatamente?
Então, o que pode acontecer se você não fechar imediatamente um site malicioso?
Bem, para começar, você pode acabar baixando arquivos executáveis desconhecidos em seu dispositivo. Estes podem ser vírus ou outros componentes de malware, que causam todo tipo de caos em seu sistema.
Além disso, se você digitar seu número de telefone em um desses sites, você pode, involuntariamente, assinar um serviço.
E finalmente, mesmo se o site estiver aberto em segundo plano, um script malicioso pode realizar várias ações em seu nome, como enviar e-mails.
Portanto, é melhor errar por cautela e fechar esses sites o mais rápido possível.
E se eu realmente precisar do que o site tem a oferecer?
Pode ser difícil às vezes, dizer se um site é feito por hackers ou apenas mal projetado. Existem muitos sites legítimos que vendem software, ebooks, filmes e música, mas que possuem um design ruim.
É recomendado sempre comprar de uma plataforma oficial em vez de tentar baixar de um site desconhecido. Se você não tiver certeza, é melhor errar por precaução e fechar o site.
Você não quer correr o risco de infectar seu computador com malwares.
Pontos Importantes Sobre Como Reconhecer Sites Maliciosos
- A web é um lugar vasto e maravilhoso, mas também está repleto de perigos. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se proteger online é aprender a reconhecer sites maliciosos.
- Lembre-se de que todo e qualquer site pode ser malicioso, portanto, preste atenção aos sinais que mostram isso.
- Ao encontrar um site com sinais de malware, você deve fechá-lo imediatamente.
- Sites inseguros têm muitos sinais externos — tenha cuidado e não caia nas armadilhas dos cibercriminosos!
- Se um navegador, antivírus ou mecanismo de busca advertir sobre um perigo, deixe o site imediatamente. Não ignore os avisos!
Treinamento de Cibersegurança para Colaboradores
Pode ser difícil acompanhar as últimas ameaças à segurança cibernética, e é ainda mais difícil saber como proteger os dados da sua empresa
A Cibersegurança é um campo em constante mudança, e novas ameaças estão surgindo o tempo todo. Pode ser difícil manter-se atualizado com as últimas tendências e saber como proteger adequadamente os dados de sua empresa.
Fornecer treinamento de segurança cibernética para os funcionários é a melhor maneira de se manter à frente de ameaças potenciais. Os colaboradores aprenderão sobre as últimas ameaças e como identificá-las, o que ajudará a proteger sua rede e dados de serem comprometidos.
Além disso, este treinamento é o investimento mais acessível para ter proteções fortes de segurança cibernética no local, pois falhas humanas são as maiores causas de violações de cibersegurança.
Como realizar o treinamento em Cibersegurança
Em geral, o treinamento de cibersegurança para os funcionários é uma parte essencial da estratégia de segurança de qualquer empresa. Ao fornecer este treinamento, você está ajudando a proteger os ativos mais valiosos da sua empresa. E para isso você precisa apenas:
- Se inscrever em nosso treinamento gratuito;
- Assistir as aulas e testes de conhecimento;
- Obter o certificado.
As violações da cibersegurança podem ser custosas e prejudiciais para as empresas, tanto financeiramente quanto para a reputação. Na era digital atual, os dados são um dos ativos mais importantes de uma empresa, e é essencial protegê-los de ataques cibernéticos.
Quando você fornece treinamento de segurança cibernética para os colaboradores você está:
- Protegendo os dados da sua empresa contra roubo ou comprometimento
- Reduzindo a probabilidade de um ataque cibernético acontecer em primeiro lugar
- Preservando a reputação da sua empresa
Se você está procurando fornecer treinamento de segurança cibernética para seus funcionários, inscreva-se hoje mesmo para nosso treinamento gratuito! Participe das aulas e passe nos testes de conhecimento para obter seu certificado.
[hubspot portal=”20347210″ id=”dc9685b7-6042-4244-857e-33572bca4c28″ type=”form”]
Outros Artigos que podem ajudar a sua Empresa: