Rede para Telefonia VoIP

Como Otimizar a sua Rede para Telefonia VoIP com sucesso.

Esses últimos anos estão sendo desafiadores para profissionais de TI que gerenciam os serviços empresariais. Todos esses serviços precisam de alta disponibilidade como a rede de telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol) ou analógica, videoconferências e até mesmo fax eletrônico, por exemplo.

Com colaboradores passando a trabalhar de casa em um modelo de rede distribuído, se fez necessário uma cuidadosa reorganização de todo o sistema telefônico empresarial.

Também acrescentou desafios na camada de rede, uma vez que agora grande parte da comunicação empresarial está acontecendo através de redes domésticas não gerenciadas.

Dentre todos os sistemas empresariais necessários para a operação, iremos falar em detalhes sobre como otimizar a sua Infraestrutura de Rede para utilizar Sistemas VOIP com sucesso em sua Empresa. Confira!

Que tipos de chamadas a sua empresa faz e recebe diariamente?

Quando se trata de escolher um serviço telefônico comercial, a primeira análise que você precisa fazer é descobrir exatamente como sua empresa usa os telefones. A sua operação demanda muita comunicação para telemarketing ou atendimento ao cliente? Seus funcionários passam a maior parte do tempo em suas mesas ou no campo?

Além disso, algumas dessas conversas de voz comuns estão se deslocando para outros meios, como mensagens instantâneas ou bate-papo. As chamadas de WhatsApp pelo computador estão substituindo as chamadas de telefone, por exemplo.

Uma vez que você tenha um entendimento básico de como sua empresa utiliza seus telefones, você pode começar a pensar nas características que melhor atenderão às suas necessidades. Por exemplo, se você tiver um help desk ocupado com altos volumes de chamadas, você precisa de recursos avançados de roteamento de chamadas e um sistema de auto-atendimento.

Por outro lado, se a maioria de suas chamadas for simplesmente interna à sua organização que é uma equipe pequena, é recomendado um sistema que suporte funções simples de espera e transferência.

Além disso, você também pode usar os serviços de telefonia VoIP instalados diretamente no seu computador, podendo fazer e receber chamadas sem a necessidade de ter um telefone IP. Se o fizer dessa forma a sua empresa não precisará de pontos adicionais de cabeamento de rede para atender de forma dedicada aos telefones VoIP.

Portanto, a chave é escolher um serviço telefônico VoIP que se adapte às necessidades de comunicação exclusivas de sua empresa. Afinal de contas, não adianta investir em um sistema telefônico VoIP poderoso se ele não for adequada à maneira como você faz negócios!

Evite compartilhar o mesmo ponto de rede Ethernet para conectar telefones Voip e estações de trabalho.

Se você tiver um telefone Voip e uma estação de trabalho, você pode conectá-los ao mesmo ponto de rede Ethernet. Entretanto, isto pode levar a problemas com a qualidade da chamada e de conectividade dos computadores e telefones.

Um dos problemas é que os telefones Voip são projetados para usar uma pequena quantidade de largura de banda, enquanto as estações de trabalho podem exigir muito mais. Se eles compartilham a mesma conexão, o aumento do tráfego dos computadores pode causar problemas para o telefone Voip.

Outro problema está relacionado a divisão da conexão de rede por Splitter interno aos telefones VoIP.

O que é um Splitter (Divisor) de Rede em Telefones VoIP?

Um divisor de Rede é um dispositivo simples com três portas de rede Ethernet. A ideia é permitir que você opere dois dispositivos de rede Ethernet ao longo de um único cabo sem ter que comprar e alimentar um switch ou passar mais cabos. Os divisores são incrivelmente baratos e estão embutidos dentro dos telefones VoIP, mas é aí que os pontos positivos terminam.

Na prática, você não adiciona nenhuma porta Ethernet usando um divisor, você simplesmente compartilha um único cabo.

A principal desvantagem da utilização de um divisor é a perda de velocidade nos dispositivos conectados. Um divisor irá diminuir a taxa de transferência de dados Cat5e nominal de 1000 Mb (1 Gigabit) para apenas 100 Mb, o que não é ruim para o uso do telefone VoIP IP, pois ele não exige muita banda.

No entanto, este compartilhamento de conexão de rede prejudica o uso de Internet nas estações de trabalho, independentemente da categoria de cabo (Cat5e, Cat6 ou Cat6A). Tudo porque a taxa de transferência de dados será limitada por esse Splitter à 100Mb.

Na prática, se a sua empresa possui um plano contratado de 500Mb, ao compartilhar a conexão do seu telefone VoIP com o seu computador irá limitar essa conexão à 100Mb.

Portanto, não é recomendado uso de divisores, a menos que você esteja sem opções. Caso a sua rede esteja em fase de projeto ou reestruturação, a recomendação é utilizar pontos de cabeamento estruturado exclusivo para telefones IP e rede de dados.

Certifique o seu Cabeamento Estruturado

Independentemente do tipo de categoria (Cat5e, Cat6, Cat6A) da rede, ela precisa garantir um ótimo desempenho. Uma maneira de conseguir isso é ter sua rede de cabeamento estruturada certificada de forma regular.

O processo de certificação de rede envolve testar os vários componentes da rede como os cabos, conectores e patch panels para garantir que eles atendam aos padrões de conectividade desejados.

Além disso, certificar sua rede também pode ajudar a identificar quaisquer problemas potenciais que possam causar interrupções no serviço. Como resultado, vale a pena dedicar tempo para que sua rede de cabeamento estruturado seja certificada anualmente.

Configure a VLAN corporativa dedica a rede VoIP

A rede corporativa é um lugar movimentado, com todos os diferentes tipos de dados que competem por um espaço limitado. Toda página página web, consulta ou um registro CRM que seus funcionários abrem ou acessam podem ter um impacto sobre o desempenho de sua rede.

Isto não é um grande problema para a maioria dos programas, pois são capazes de autocorrigir pacotes ausentes ou atrasados, mas é um desafio para outros tipos de dados, como redes VoIP.

Para administrar esta grande quantidade de informações e manter sua rede funcionando sem problemas, você precisa tomar medidas pró-ativas, tais como otimizar as redes e priorizar o tráfego de dados.

Os Telefones VoIP em particular precisam ser priorizados a fim de garantir uma ótima qualidade de chamada. Imagine, por exemplo, uma situação onde o seu vendedor está no ápice do seu pitch comercial, pronto para apresentar o valor de investimento, e a ligação começa a ter falhas!

Uma ação simples e eficaz é a utilização de VLANs (Virtual LAN) separadas com prioridade máxima. Assim você irá garantir que seu telefone VoIP tenha a conexão dedicada que precisa.

Com estas estratégias em vigor, você garante que sua rede sempre tenha a capacidade e a largura de banda necessárias para processar com sucesso a grande quantidade de dados.

Portanto, se você quiser manter sempre um desempenho ideal, certifique-se de priorizar o tráfego de sua rede e abrir espaço para tudo o que está competindo por espaço em sua rede VoIP.

Uma Empresa de Suporte de T.I. é capaz de configurar essas funções sem maiores dificuldades para a sua empresa.

Configure o seu Firewall para redes VoIP

Quando se trata de configurar seu firewall para redes VoIP, há algumas considerações importantes a serem levadas em conta. Primeiro, você precisa ter certeza de que seu firewall é capaz de suportar o tráfego VoIP, pois isto irá variar dependendo do tipo de hardware que você utilizar.

Além disso, você deve pensar sobre as maneiras que diferentes fontes e destinos de tráfego VoIP podem interagir com sua rede. Se você tiver usuários em sua rede que farão chamadas por dispositivos internos e externos, então você precisará ter que seu firewall suporte tanto o tráfego VoIP de entrada quanto de saída.

Finalmente, você também precisará pensar em otimizar a configuração de seu firewall para melhorar o desempenho e confiabilidade da sua rede VoIP.

Levando estes fatores em consideração ao configurar seu firewall VoIP, você pode assegurar que seu sistema VoIP funcione sem problemas e de forma confiável por anos futuros.

Verifique o seu Roteador Switch para operação VoIP

Se sua rede suporta aplicações de voz e vídeo, ou se você está procurando atualizar para um sistema VoIP, você deve levar em consideração o papel e as funções de seu roteador em sua rede.

Alguns roteadores são projetados especificamente com este tipo de funcionalidade, oferecendo recursos que podem tornar muito mais fácil para gerentes de TI o controle de fluxos de dados priorizados.

Estes recursos muitas vezes incluem a capacidade de priorizar o tráfego de voz e vídeo de várias maneiras, tais como por identificação do usuário, localização, hora do dia ou tipo de serviço. Isto pode reduzir drasticamente a complexidade e poupar tempo para sua equipe de TI, que pode estar executando uma rede já sobrecarregada.

Portanto, para ter certeza de que os dados de voz e vídeo recebem a atenção necessária, considere um roteador com recursos dedicados de modelagem de tráfego e gerenciamento baseado em políticas.

Devo usar VPN para ligações VoIPs?

O VoIP tornou-se um padrão de longa data em muitas indústrias, e como na maioria das tecnologias maduras, a segurança não era uma prioridade máxima quando foi desenvolvido pela primeira vez.

Uma das principais questões de segurança com VoIP é seu mecanismo de transporte, o Protocolo Iniciado em Sessão (Session Initiated Protocol — SIP). Embora existam várias maneiras de lidar com esta questão, a mais eficaz é criptografar os fluxos de VoIP, executando-os através de uma rede privada virtual, ou VPN.

Usando esta abordagem, as empresas não apenas garantem que suas chamadas VoIP sejam mantidas seguras contra ameaças externas, mas também mantêm a integridade e a privacidade de suas redes VoIP internas.

Com o uso de redes VoIP tornou-se necessária para as empresas em todo o mundo tomar medidas para garantir sua segurança e estabilidade. Sendo assim, o uso de uma VPN para criptografar fluxos VoIP é um dos melhores métodos possíveis para garantir essas necessidades.

Redes VoIP e toda infraestrutura de redes preparada para alta conectividade em sua empresa.

Ao entender o básico do que é necessário para suportar VoIP e tomar algumas medidas simples, como certificar o seu cabeamento estruturado, configurar sua VLAN e seu firewall permitindo o tráfego VoIP, você pode evitar muitos problemas comuns e assegurar uma transição suave para a telefonia VoIP.

Se você quiser mais informações ou assistência na configuração de sua rede para VoIP, entre em contato com a Nasa Tecnologia hoje mesmo. Temos anos de experiência em ajudar empresas como a sua a fazer a transição para esta poderosa ferramenta de comunicação.

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.