Certificação de Rede de Cabeamento Estruturado

Certificação de Rede para Cabeamento Estruturado

Quando se trata de cabeamento estruturado de redes onde trafegam dados, voz e imagem nas empresas é importante ter a certeza de que o sistema opere da melhor forma possível, garantindo a estabilidade das operações comerciais, comunicação, entre outras, e é por isso que você precisa ter uma rede certificada. Sem a certificação de rede, não é possível ter a certeza de que a rede funcione com velocidade e estabilidade. Havendo falhas, as operações de TI são comprometidas.

Neste artigo, vamos explorar a importância da certificação da rede e o que ela significa para o seu negócio.

O que é a certificação de rede.

  • Após a instalação ou reforma de todo o sistema de cabeamento estruturado durante a Organização de Rack de Redes , a certificação de rede é o processo de verificação que compara o resultado com o desempenho esperado pelas normas técnicas pré-estabelecidas para o tipo de rede planejada.
  • Ela envolve testar a velocidade, o desempenho e a conformidade da rede com determinados requisitos.
  • Assegura que suas redes estejam funcionando da maneira mais suave possível e que elas estejam atendendo aos padrões estabelecidos pelas normas e fabricantes.
  • A certificação garante, por exemplo, que o comprimento dos cabos e os conectores estejam dentro dos requisitos ideais sem interferências de ruídos ou outros sinais na comunicação de dados e voz.

Há alguns tipos diferentes de certificação de rede disponíveis, dependendo de suas necessidades e cabeamento estruturado instalado.

Os tipos mais comuns de cabeamento estruturado são os de Categoria 5e ou Cat5e, utilizados para redes Ethernet e a Categoria 6 (Cat6), utilizado para Gigabit Ethernet.

Outros tipos de cabeamento incluem a Categoria 6A (Cat6A), utilizado para 10 Gigabit Ethernet.

Também é possível realizar a certificação de fibra óptica monomodo e multimodo OM3, OM4 e OM5.

Você pode saber tudo sobre o tipo de cabeamento estruturado para o seu projeto aqui: Cat5e Cat6 ou Cat6A: entenda como escolher! e aqui Flamabilidade de Cabos de Rede: CMX , CM e LSZH

Quais parâmetros são verificados.

Nos meios de transmissão metálicos de Cabeamento Estruturado, as características elétricas estão diretamente relacionadas com o desempenho dos cabos de rede e sua categoria, sendo que a transmissão do sinal dependerá principalmente dos parâmetros elétricos dos cabos de Cabeamento Estruturado.

Esses parâmetros, que listamos abaixo, são aferidos durante a certificação de rede:

  • Impedância;
  • Atenuação;
  • Paradiafonia (NEXT);
  • ACR-N (Attenuation to Crosstalk Ratio);
  • Power Sum NEXT;
  • Return Loss (RL);
  • Tempo de Propagação (NVP);
  • FEXT/ PS-FEXT/ACR-F.

A certificação é feita a partir da utilização de equipamentos específicos para essa finalidade. A definição de qual aparato técnico será necessário depende do tipo de sistema de cabos que será analisado.

Vários equipamentos podem ser utilizados para a análise dos cabos de uma rede:

  • Testador de cabos – realiza testes nos condutores dos cabos metálicos de par trançado, não certifica porque só testa se a conexão está na sequência correta.
  • Qualificador de cabos – apesar de mapear e identificar de forma adequada o sistema de rede, não serve para definir a certificação do cabeamento estruturado.
  • Certificador de cabos – mede e testa a funcionalidade e o desempenho dos cabos com o desempenho estabelecido pelas normas em vigência. Realiza também o teste de perda de retorno do sinal, a quantidade de perda, se está dentro da faixa determinada pelas normas, o comprimento dos cabos, entre outras coisas. Este aparelho de fato pode certificar o cabeamento estruturado.

Porque a certificação de rede é importante para o seu negócio:

Oferece tranquilidade

A certificação de rede é importante para o seu negócio porque assegura o perfeito funcionamento de sua rede e garante a aceitação do trabalho realizado por um padrão de qualidade previamente acordado entre as partes técnicas, agências reguladoras e os principais agentes do mercado (fabricantes, revendas, instaladores e usuários).

Aumenta a produtividade

Quando se trata da produtividade de uma empresa, nada é mais importante do que ter uma rede confiável e eficiente. A certificação de rede pode aumentar a produtividade, assegurando que seus funcionários tenham uma rede que funcione da maneira mais suave possível. Com uma rede certificada, você pode ter certeza de que seus funcionários terão uma melhor experiência sem frustrações ao usar a rede, como lentidão ou intermitência da Internet. Isto pode levar a um aumento na produtividade e a uma maior eficiência no trabalho.

A certificação de rede economiza tempo e dinheiro, eliminando o trabalho de adivinhação de problemas.

A certificação de rede fornece um relatório detalhado do desempenho da rede, o que pode ajudar a identificar e corrigir rapidamente quaisquer problemas de conexão e tráfego de dados. Isto pode economizar tempo e dinheiro, evitando reparos ou substituições dispendiosas uma vez que a certificação de cabos é mais barata do que o reparo de cabos e as garantias do produto são limitadas.

A certificação da rede assegura que você obtenha a garantia do fabricante.

Quando você tiver sua rede certificada, você tem a certeza de que receberá a garantia do fabricante. Isto porque o processo de certificação é realizado por equipe especializada e equipamento em conformidade com a norma.

A qualidade o cabeamento é um fator muito importante e devem ser homologados pela ANATEL.

A imagem ao lado mostra um selo de identificação de equipamento homologado pela Anatel.

Selo Anatel - Certificação de Rede
  • HHHH identifica a homologação do produto;
  • AA, o ano da emissão da homologação;
  • FFFF, o fabricante.

Quando o espaço para colocação do selo é insuficiente, é permitido que o fabricante coloque o selo completo no manual do usuário e, no produto, apenas o número de homologação (Anatel HHHH-AA-FFFF).

Fonte:  www.anatel.gov.br

Por essa razão que fabricantes de cabeamento estruturado, como a Furukawa, credenciam integradores regionais, em um processo muito rigoroso. Nesse credenciamento as empresas devem comprovar que possuem equipe treinada em boas práticas de cabeamento estruturado e que tenham os equipamentos corretos de certificação de rede devidamente calibrados anualmente. Quando uma empresa se apresenta como integradora registrada, como a Nasa Tecnologia, é um sinal de qualidade e confiança.

Cuidados ao contratar uma empresa para Certificação de Rede

Quando você contrata uma empresa para realizar a certificação da rede, é importante que você leve em conta vários fatores para garantir que o processo de certificação seja feito corretamente e trará todos os benefícios mencionados acima. Alguns fatores a serem levados em conta incluem:

Exigir laudo de calibração do equipamento

Qualquer equipamento de medição está sujeito a divergência de resultados, esta variação ocorre em razão do próprio processo de fabricação desses equipamentos. A calibração destes equipamentos faz com que estes tenham a menor variação possível no momento de sua utilização, fazendo com que seus resultados sejam os mais precisos possíveis.

O laudo de calibração é um documento em que consta o registro oficial de que aquele determinado equipamento foi devidamente calibrado e é feito em laboratórios especialistas neste serviço.

A legislação que dispõe sobre calibração não estabelece períodos ou intervalos de calibração em certificados pois o tipo de equipamento, tempo de uso, fatores do ambiente em que se encontra instalado, sistema e método de medição, guarda e manuseio do aparelho, recomendações do fabricante são fatores que podem influenciar a periodicidade de calibração do equipamento.

Dica: Para não ter retrabalho e custos adicionais, exija o laudo de calibração antes do início dos serviços.

Verificar se existem pontos “clonados” no relatório

Uma prática abominável e infelizmente muito comum é a repetição de testes com o mesmo ponto de rede, alterando apenas o nome do ponto (TAG) no equipamento. Essa clonagem de pontos deixa de testar todos os pontos existentes, o que é prejudicial a entrega efetiva do seu sistema de cabeamento estruturado.

As datas de calibragem também são incluídas nos relatórios de teste, portanto, se houver alguma controvérsia sobre sua instalação, e seus relatórios mostrarem que seu testador não estava calibrado, os relatórios não poderão sustentar sua posição.

Um simples cabeçalho de teste tem diversas informações sobre a certificação, é importante saber analisar essas informações para ter certeza que o cabeamento foi corretamente testado

Dica: O laudo de certificação indica quantos metros possuem cada ponto certificado. Para verificar se não existem pontos clonados você pode comparar os parâmetros elétricos verificados de pontos que possuem a mesma metragem. Nenhum ponto é igual a outro, mesmo tendo a mesma distância.

Verificar se o laudo não foi editado

Outra prática abominável e também muito comum é alteração do arquivo PDF gerado como relatório de certificação. Através edição de texto do relatório de certificação empresas desqualificadas alteram validade de calibração e o status de ponto não certificado para certificado.

O nome do operador informado é “Gilberto”. Foi ele mesmo quem realizou o teste? Esse campo é editável no software… O ideal é que o teste tenha sido realizado por um técnico certificado “Fluke CCTT – Certified Cabling Test Technician”, garantindo que todos os passos, desde a configuração do teste até a documentação dos resultados tenham sido realizados da melhor maneira possível, de acordo com as recomendações do fabricante do equipamento.

Dica: Exija da empresa que for certificar a sua rede o arquivo original do equipamento. No caso do Fluke DSX-2 5000 o arquivo tem formato *.flw, que pode ser visualizado pelo software da *Fluke, que você pode encontrar aqui gratuitamente.

*A Fluke Corporation é uma empresa líder mundial em ferramentas de certificação, resolução de problemas e instalação para profissionais que instalam e fazem a manutenção de infraestrutura crítica de cabeamento da rede.

Com uma rede certificada, você pode ter certeza de que sua rede está operando em todo o seu potencial, o que pode ter um grande impacto em seu negócio.

Certificação de Rede para o seu Cabeamento Estruturado

A demanda por serviços de conectividade aumenta dia a dia e a Nasa Tecnologia prevê tecnologias aplicadas às mais atuais soluções de Cabeamento Estruturado em todo o Brasil.

A Nasa Tecnologia é uma empresa brasiliense fundada em 2017 que se destaca no país como líder de mercado em Cabeamento Estruturado.

Nosso Propósito é ajudar empresas a trabalharem com Velocidade, Segurança e Inteligência.

Com a Nasa Tecnologia, você pode obter uma infraestrutura de alta disponibilidade, com velocidade para transmitir grandes quantidades de dados, centralizada e gestão inteligente.

Tecnologia sustentável é o nosso negócio!

Quer um parceiro para realizar a certificação de rede da sua empresa com garantia de qualidade e sucesso? Fale com nossos especialistas, será um prazer atendê-lo!

Solicite seu orçamento e descubra porque somos referência em cabeamento de estruturado de redes. Aqui você encontra uma equipe com serviço de alto nível que a sua empresa merece que esperam seu contato para melhor atender-lhe.

Quer saber mais sobre Cabeamento Estruturado?

Recomendamos a leitura de nosso artigo Cabeamento estruturado: o que é, como funciona e quais as normas?.

Você também pode usar a nossa Calculadora de Projetos de Cabeamento Estruturado para estimar o investimento necessário para o seu projeto!

A certificação da rede é um passo importante para garantir a qualidade da instalação de sua rede. Seguindo algumas dicas simples, você pode se certificar de que seu processo de certificação transcorra sem problemas e que você receba um relatório que reflita com precisão o desempenho de sua rede.

Conte com a Nasa Tecnologia para realizar a Certificação de Rede do seu cabeamento estruturado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.