Cabo de Rede Blindado

Cabo de Rede Blindado: Tudo o que você precisa saber

Seja você proprietário de uma pequena empresa ou gerencie TI para uma grande corporação, você sabe que uma rede confiável e segura é essencial. Um dos fatores mais importantes para conseguir isto é usar o tipo certo de cabo. Neste artigo, vamos dar uma olhada no cabo de rede blindado e explicar por que ele é tão importante para manter seus dados seguros e alta conectividade. Descubra tudo a seguir!

Entendendo a função do cabo de rede blindado

O ruído elétrico pode interromper o funcionamento adequado do equipamento, de modo que o isolamento e a blindagem são usados para proteger os cabos. A blindagem é uma camada de metal que envolve todo o cabo. Esta camada de metal ajuda a evitar que o ruído elétrico entre ou saia do cabo. O isolamento ajuda a evitar que a corrente elétrica circule ao longo da parte externa do cabo influenciando a transmissão de dados.

Os cabos podem ser tanto uma fonte quanto um receptor de interferência eletromagnética. Este tipo de interferência pode vir de muitas fontes, incluindo outros cabos, equipamentos elétricos e até mesmo do sol. Quando entra em um cabo, pode causar problemas de transmissão de dados ou até mesmo interrupções no serviço. Por essas razões os cabos de rede blindados são utilizados para proteger contra este tipo de interferência.

Explicamos abaixo os níveis de ruído que podem ser esperados de diferentes fontes:

Causas da Interferência Elétrica

Motores pesados, geradores, transformadores, aquecimento por indução, controles de relé e linhas elétricas.

Locais com Alta Interferência Elétrica

Fábricas de grande porte, usinas de energia, siderúrgicas e fundições são locais onde encontramos esse tipo de interferência.

Locais com Média Interferência Elétrica

Empresas de armazenamento, hospitais, laboratórios e grandes escritórios.

A blindagem é a maneira mais comum de combater a interferência eletromagnética (EMI) em cabos de rede. Isto porque a camada envolve o sinal interno ou os condutores de transporte de energia com uma blindagem metálica. Esta blindagem ajuda a manter fora ruídos indesejados e, portanto, melhorar a qualidade do sinal.

Quais os tipos de cabos de rede blindados

Existem diferentes tipos de blindagem para cabos, dependendo do ambiente em que serão utilizados. A fim de evitar interferências eletromagnéticas (EMI), os cabos blindados possuem uma trança metálica ou folha de metal ao redor do condutor isolado. Esta blindagem impede que o ruído de outros dispositivos eletrônicos entre ou saia do cabo, o que pode causar corrupção de dados ou do sistema.

Nas aplicações de comunicação de dados os cabos x/y TP são classificados quanto a suas características construtivas onde o x ou y podem ser:

  • U– Unshielded- cabos sem blindagem;
  • F – Foiled – cabos com blindagem em folha metalizada;
  • S – Screened – cabos com blindagem em malha metálica;

A variável x representa a blindagem do cabo como um todo enquanto o y representa a blindagem interna entre os pares.

O propósito da blindagem interna entre os pares é para ajudar a reduzir o efeito de Crosstalk, efeito muito comum em cabos CAT6A, CAT7 e CAT8. Normalmente a blindagem interna não é utilizada para os padrões CAT5, CAT5e e CAT6.
A seguir demonstramos os diferentes tipos:

Tipos de Cabo de Rede Blindado


A blindagem em folha metalizada é mais efetiva para altas frequências ou interferências eletromagnética por rádio frequência (RFI).

A malha de fio cobre estanhado: É o tipo de blindagem mais efetivo para baixas frequências ou interferências eletromagnéticas (EMI). Neste caso, quanto maior a cobertura da malha, melhor a efetividade da blindagem.

Aterramento inadequadas em Cabo de Rede blindados

Vale ressaltar que qualquer sistema blindado deve ter conexões de aterramento adequadas para as blindagens. O aterramento incorreto abre a possibilidade de correntes de loop de terra e interferência associada ao sinal de rede. Em outras palavras, ele irá prejudicar a transmissão do sinal, sendo melhor nem tê-lo instalado. 

Para realizar a correta utilização de cabos blindados todo o conjunto deverá ser blindado, isto é: Cabo de Rede, Patch Panel, Patch Cords e Conectores.

Na prática, a blindagem de um cabo tem o objetivo de impedir que qualquer ruído que tenha sido captado saia. Isto é muito importante e você deve entendê-lo se quiser que sua blindagem seja eficaz. A blindagem do cabo e sua terminação devem proporcionar um caminho de baixa impedância para a terra. Se a blindagem não for aterrada, ela não será efetiva.

Boas práticas para Aterramento de Cabos de Rede Blindados

  1. Certifique-se de ter um cabo com blindagem suficiente para as necessidades da aplicação. Em ambientes com interferências médias, uma blindagem com folha metalizada por si só pode proporcionar proteção adequada. Em ambientes com ruídos maiores, considere combinações em malha e folhas de alumínio.
  2. Aterre adequadamente.
  3. Use conectores blindados e terminá-los corretamente no cabo com ferramenta apropriada.

Um sistema blindado é tão bom quanto seu componente mais fraco. Se uma parte do sistema for fraca, todo o sistema será fraco. Isto significa que um cabo de rede blindado de alta qualidade pode ser ineficiente e utilizado com um conector de baixa qualidade. Da mesma forma, um grande conector não pode fazer nada para melhorar a transmissão de dados com um cabo de má qualidade.

Esta mesma lógica serve para a escolha do tipo de Categoria de Cabeamento Estruturado que explicamos neste artigo: Cat5e Cat6 ou Cat6A: entenda como escolher!

Além deste também temos um guia completo sobre Cabeamento Estruturado:

Cabeamento Estruturado para o seu Projeto

Agora sim você tem uma excelente base de argumentação e decisão sobre cabos de rede blindados. Se você precisa da confirmação de um superior para esse investimento, organize seus argumentos com base neste artigo.

Este post teve o objetivo de mostrar detalhadamente o conceito e o funcionamento de um cabo blindado de rede. Destacamos também a importância dessa implementação de forma correta para a sua infraestrutura de TI.

Qualquer dúvida a mais sobre Serviços de Cabeamento Estruturado, você encontra em nosso site. Entenda o cabeamento estruturado da Nasa Tecnologia!

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.