Backup em Nuvem para Empresas

Backup em Nuvem para Empresas: O Guia Supremo

As empresas confiam e precisam da tecnologia mais do que nunca. Desde sistemas de gestão de relações com clientes (CRM) até ao correio eletrônico, quase todas as tarefas que antes exigiam uma presença física podem agora ser concluídas online. Esta maior dependência da tecnologia significa que as empresas correm o risco de perder dados no caso de uma catástrofe natural ou falha de sistema. É aí que entra o backup em nuvem para as empresas.

Neste guia, discutiremos o que é o backup em nuvem, e como fazê-lo da forma certa na primeira vez.

A importância da segurança de dados

Muitas empresas, tanto pequenas como grandes, usam a tecnologia para gerir todos os aspectos do seu negócio. A tecnologia ajuda estas empresas a acompanhar o que se passa, a tomar melhores decisões, e a melhorar a eficiência.

Especificamente, as empresas precisam de dados para atender sua equipe, clientes, parceiros, fornecedores e, no caso de organizações sem fins lucrativos, doadores e voluntários.

As notícias estão repletas de inúmeras histórias de empresas e órgãos governamentais recebendo ransomware em seus sistemas e dados. O Ransomware criptografa todos os servidores, sistemas e dados. Uma vez que isso ocorre, ninguém pode acessar nenhum de seus recursos ou dados.

Na verdade, os principais casos de ransomware aparecem nos jornais ao menos uma vez por semana afetando órgãos públicos, hospitais e empresas de todos os segmentos.

Além de perdas financeiras e operacionais, as empresas hoje também são responsáveis em atender a Lei Geral de Proteção de Dados, pois o armazenamento de dados também é considerado um ação de tratamento e dados. Por essas razões é importante termos o Backup em Nuvem feitos de forma correta nas Empresas.

Provedores como Google Drive, Dropbox, Onedrive em Nuvem são seguros?

“Eu não preciso de backups. Todos os meus dados estão na nuvem.” Esta suposição é a mãe de muitos erros quando se trata de seus dados empresariais. Se você armazena dados em uma nuvem, você precisa ter a certeza que há 100% de backup e proteção de seus provedores de nuvem.

Se lermos com atenção os Termos de Serviço dos principais provedores de Armazenamento em Nuvem, você encontrará declarações como estas:

Sobre Backup do Google Drive:

“Somente para usuários comerciais e organizações

Se você é um usuário comercial ou uma organização: …

  • o Google não será responsável por responsabilidades:
  • Perda de lucros, receitas, oportunidades de negócios, clientela ou economias previstas
  • Perda indireta ou emergente
  • Danos punitivos”

Sobre Backup da Microsoft – Onedrive

“Nós nos esforçamos para manter os Serviços em funcionamento; no entanto, todos os serviços online sofrem interrupções e interrupções ocasionais, e a Microsoft não é responsável por qualquer interrupção ou perda que você possa sofrer como resultado. No caso de uma interrupção, talvez você não consiga recuperar Seu Conteúdo ou Dados que armazenou. Recomendamos que você regularmente faça backup de seu conteúdo e dados que você armazena nos Serviços ou armazena usando aplicativos e serviços de terceiros.”

” Isenção de garantias, limitação de responsabilidade e indenização

a) Isenção de garantias

NÓS NÃO OFERECEMOS NENHUMA GARANTIA OU CONDIÇÕES, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, EM RELAÇÃO AO USO DAS APIs DA MICROSOFT. VOCÊ COMPREENDE QUE O USO DAS APIs DA MICROSOFT É FEITO POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO E QUE NÓS FORNECEMOS AS APIs DA MICROSOFT “COMO ESTÃO”, “COM TODAS AS FALHAS” E “CONFORME DISPONÍVEL”, CONFORME PERMITIDO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO SEU LOCAL, NÓS EXCLUÍMOS QUAISQUER GARANTIAS IMPLÍCITAS, INCLUINDO PADRÕES DE COMERCIALIZAÇÃO, QUALIDADE SATISFATÓRIA, ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO, ESFORÇO DE TRABALHO E NÃO INFRAÇÃO. VOCÊ PODE TER DETERMINADOS DIREITOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO LOCAL. NADA NESTES TERMOS DA API TEM O INTUITO DE AFETAR ESSES DIREITOS, SE ELES FOREM APLICÁVEIS. NÓS NÃO GARANTIMOS QUE AS APIs DA MICROSOFT FUNCIONARÃO SEM INTERRUPÇÕES OU ERROS NO FUNCIONAMENTO. ESPECIFICAMENTE, O FUNCIONAMENTO DAS APIs DA MICROSOFT PODE SER INTERROMPIDO DEVIDO A MANUTENÇÃO, ATUALIZAÇÕES OU FALHAS DO SISTEMA OU DA REDE. NÓS NOS ISENTAMOS DE QUALQUER RESPONSABILIDADE POR DANOS CAUSADOS POR QUALQUER INTERRUPÇÃO, ERROS NO FUNCIONAMENTO OU DE QUE NÃO OCORRERÁ PERDA DE DADOS.”

Sobre Backup do Dropbox

“Serviços “TAIS COMO ESTÃO”

Nós nos esforçamos para oferecer excelentes Serviços, mas há certas garantias que não podemos oferecer. ATÉ ONDE PERMITIDO POR LEI, O DROPBOX E SUAS AFILIADAS, FORNECEDORES E DISTRIBUIDORES NÃO OFERECEM NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, SOBRE OS SERVIÇOS. OS SERVIÇOS SÃO FORNECIDOS “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM”. TAMBÉM REJEITAMOS QUALQUER GARANTIA DE COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM E NÃO VIOLAÇÃO. Alguns locais não permitem a declaração de exoneração de responsabilidade contida neste parágrafo. Talvez esta declaração não se aplique a você. Por exemplo, essas isenções de responsabilidade não substituem as proteções legais, incluindo garantias legais, concedidas aos consumidores de acordo com a legislação da UE.”

Em poucas palavras, os provedores de nuvem informam ao cliente que seu serviço está fornecendo acesso aos seus dados, mas não serão responsabilizados por qualquer perda de dados. Isso é responsabilidade do cliente.

Não são apenas os ataques cibernéticos com os quais você precisa se preocupar quando pensar em Backup em Nuvem em sua Empresa

Em algum momento no histórico de uso do computador, você provavelmente precisará restaurar alguns dados de seus backups. A exclusão acidental ou um funcionário desonesto pode acontecer. Mesmo desastres naturais como raios, inundações, incêndios podem interromper os sistemas de TI.

Acidentes estranhos, como um incêndio ou inundação em um prédio, ou até mesmo roubo, estão entre os muitos cenários que ameaçam a segurança dos dados. É importante ter um sistema de backup sólido e testá-lo regularmente.

O que é backup em nuvem e por que as empresas precisam dele?

O backup em nuvem é um serviço que oferece às organizações empresariais a possibilidade de enviar cópias dos seus dados para fora do local para guarda segura, normalmente sob a forma de ficheiros encriptados. O fornecedor do backup em nuvem para sua empresa é responsável por manter a segurança e integridade dos backups, assim como por fornecer acesso aos mesmos quando necessário.

Há muitos benefícios em utilizar o backup em nuvem, incluindo os seguintes:

  • Os dados são armazenados fora do local, por isso estão protegidos no caso de um desastre no local principal.
  • As cópias de segurança são normalmente encriptadas, por isso estão protegidas de olhos curiosos.
  • O acesso aos backups está normalmente disponível a partir de qualquer lugar com uma ligação à Internet, tornando-os convenientes para restaurar.
  • Fornecedores de backups oferecem normalmente funcionalidades adicionais, tais como a capacidade de agendar backups e definir políticas de retenção.

Estratégia de Backup 3-2-1: vários backups podem salvar seus dados

É apenas uma questão de tempo até que suas camadas de segurança comecem a se degradar (erros de configuração, vulnerabilidades descobertas, funcionários descontentes, patches com falha, firmware não autorizado). Sua única salvação nessas situações serão seus backups. Isso mesmo, backups, plural.

Você pode utilizar uma abordagem de segurança multi camadas para proteger seus dados com a regra de backup 3-2-1 contra qualquer cenário de desastre.

A regra de backup 3-2-1 consiste:

Certifique-se de ter três cópias de seus dados em dois tipos diferentes de mídia, com pelo menos uma cópia externa.

Exemplo:

  • Dados em seu Notebook;
  • Dados em um Servidor de Arquivos local;
  • Dados em um Backup em Nuvem Empresarial;

Outro Exemplo:

  • Dados em seu Desktop;
  • Dados em um HD Externo;
  • Dados em um Backup em Nuvem Empresarial;

Três erros comuns ao pensar em Backups:

  1. Colocar todos os seus ovos em uma cesta: Um erro comum é armazenar seus dados de backup no mesmo servidor que seus dados de produção. Eu vejo este método em uma base semanal. Os dados de backup nunca devem ser armazenados em nenhuma unidade interna ou externa conectada ao servidor de produção. Muitos cenários, como falhas de hardware, ransomware e vírus, tornarão os backups inacessíveis ou muito difíceis de restaurar.
  2. Configurar e esquecer: a tecnologia fez enormes melhorias em confiabilidade, compatibilidade, auto recuperação e automação ao longo dos anos. No entanto, se os backups não forem monitorados continuamente, é apenas uma questão de tempo até que eles falhem. Implemente alertas configurados corretamente e um sistema de monitoramento que o notifique sobre problemas críticos que possam surgir com um backup para que os problemas possam ser resolvidos imediatamente.
  3. Não testar seus backups: há muitas coisas que podem dar errado com seus dados de backup. Se você nunca testar seus backups, talvez não consiga recuperar seus dados ou recuperá-los em tempo hábil. Não deixe para testar o Backup apenas quando precisar dele!

Dicas para otimizar sua estratégia de Backup em Nuvem para sua Empresa:

  1. Proteja seus dados de backup: os dados de backup locais devem ser segmentados em sua própria VLAN dedicada e com acesso restrito.
  2. Crie um nome de usuário e senha exclusivos para seu armazenamento – nunca use um nome de usuário e senha existentes.
  3. Nunca associe o dispositivo de armazenamento e/ou servidor ao domínio.
  4. Implemente a regra de backup 3-2-1: certifique-se de ter pelo menos 3 cópias de seus dados de backup em pelo menos dois locais físicos, de preferência com um externo.
  5. Verificação e teste: verifique e teste seus backups regularmente. Pelo menos uma vez por mês, execute restaurações de teste manuais de arquivos e inicialização de imagens de backup (inicializar a partir do backup). Isso limita a probabilidade de seus backups falharem durante uma recuperação.
  6. Use a automação: Existem muitas soluções de backup automatizadas que fornecem verificações de integridade programadas, bem como verificações de arquivos, imagens e inicialização, no entanto, mesmo após esses testes, alguns backups só podem ocorrer manualmente. Às vezes surgem problemas com o servidor ou mídia para a qual você está tentando restaurar ou às vezes é algo nos arquivos de backup; é por isso que é recomendado realizar restaurações manuais mensais. Embora seja uma tarefa que consome tempo e recursos, a tranquilidade e a confiança resultantes em seus backups não têm preço.

As etapas envolvidas no estabelecimento de uma solução de Backup em Nuvem em sua Empresa

Há alguns passos simples a seguir para iniciar um backup em nuvem em sua empresa.:

  1. Avaliar suas necessidades: o primeiro passo é avaliar quais dados serão feitos o backup;
  2. Definir a frequência que eles serão feitos e a hora de realização.
  3. Definir quais os usuários que precisam de aceder a que dados.
  4. Realizar o primeiro Backup em Nuvem fora do horário de expediente. Tudo isso porque o primeiro backup realmente vai usar muito a Internet da empresa neste momento;
  5. Realizar o primeiro teste de recuperação e por último;
  6. Realizar rotinas de testes de recuperação em períodos determinados. Como se fosse um exercício de evacuação de um prédio para testes de sistemas de incêndio.

Como escolher o fornecedor de Backup na Nuvem certo para seu negócio

Você precisa ter certeza de que seu backup funcionará, não importa o que aconteça. Verifique se o contrato de nível de serviço (SLA) do seu fornecedor ou parceiro inclui suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O preço dos serviços de cloud backup é normalmente baseado na quantidade de dados que precisam de ser copiados, com descontos para contratos a longo prazo. Alguns fornecedores também oferecem preços pré-pagos, que podem ser convenientes para as empresas.

Sendo assim é importante ter uma empresa séria para lhe ajudar a garantir que somente existam dados da empresa sendo feitos Backups. É muito comum arquivos pessoais como música e fotos estarem envolvidos em Backups empresariais.

Outra dica importante é verificar se o backup é feito de forma incremental, isto é, somente atualizações são movidas para a Nuvem e não todos os arquivos sendo enviados de forma total para a Nuvem, pois isso irá sobrecarregar a sua Internet e aumentará o custo de Backup.

Backup em Nuvem para a sua Empresa

A demanda por serviços de conectividade aumenta dia a dia e a Nasa Tecnologia prevê tecnologias aplicadas às mais atuais soluções de TI em todo o Brasil.

A Nasa Tecnologia é uma empresa brasiliense fundada em 2017 que se destaca no país como líder de mercado em Cabeamento EstruturadoSuporte de TI e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Nosso Propósito é ajudar empresas a trabalharem com Velocidade, Segurança e Inteligência.

Com a Nasa Tecnologia, você pode obter uma infraestrutura de alta disponibilidade, com velocidade para transmitir grandes quantidades de dados, centralizada e gestão inteligente.

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.