As diferenças entre EDR e Antivírus tradicional Como proteger o seu negócio

EDR ou Antivírus tradicional? Qual escolher para minha empresa?

Quando se trata de proteger o seu negócio de ameaças cibernéticas, existem dois tipos principais de software antivírus: O EDR – Endpoint Detection and Response e o Antivírus tradicional. Mas quais são as diferenças entre eles? E qual deles é o mais adequado para o seu negócio?

Neste artigo, discutiremos os prós e os contras de cada tipo de proteção, para que possa tomar uma decisão informada sobre qual deles é o melhor para a sua empresa.

Como o Vírus é transmitido entre os computadores

Imagine que você está viajando de avião e um assento na janela. O clima está bom, e a única outra pessoa na sua fila tem o assento do corredor e ninguém no assento do meio. Tudo está certo no mundo e você estará em casa antes que perceba.

À medida que o voo começa, a pessoa sentada atrás de você começa a tossir, espirrar e assoar o nariz a cada dois minutos. O paciente zero com o último vírus da gripe ou uma nova variante da COVID-19 espalha sua doença para todos os passageiros nas proximidades.

Essa analogia é muito parecida com as circunstâncias de malware e vírus em seu computador. Todos os dias, seu disco rígido está sujeito a uma constante enxurrada de ataques. Variantes antigas e novas de vírus, malware e outros programas suspeitos, com nomes estranhos como trojans e ransomwares.

Sendo cada um deles mais estranho do que o outro, eles infectam seu computador e executam programas, registram pressionamentos de tecla, abrem portas ou se espalham para outros computadores na rede. O objetivo deles é simples: entre, roubar as senhas e usar o acesso para roubar o seu dinheiro.

Endpoint Detection and Response (EDR) | Detecção e Resposta de Endpoint

O EDR é diferente do antivírus (AV) tradicional, um avanço, em outras palavras. Enquanto o antivírus tradicional possui uma lista cada vez maior de malwares e sites maliciosos para observar e depois suspender ou colocar em quarentena, o EDR usa ferramentas para reconhecer comportamentos anormais em um arquivo, processo ou programa específico e, em seguida, o interrompe e relata isto.

Bem, isso é ótimo e tudo, mas por que eu preciso disso?

Afinal, seu antivírus funcionou muito bem por vinte anos para proteger seu computador, então por que tentar algo novo que você realmente não entende?

A resposta: as ameaças de hoje realmente escapam do seu antigo antivírus e de forma bastante eficaz.

O caminho de menor resistência

Phishing e Uso de E-mail

O e-mail é atualmente o ponto mais eficaz para ataques, com várias mensagens e linhas de assunto projetadas para despertar a sua curiosidade, hackers usam mensagens emocionantes como “Você tem um pacote!” ou “Confira isso!”

Também são enviadas mensagens aparentemente confiáveis de aviso como “Sua conta expirará em breve” ou “Sua conta excedeu a cota” também são usadas para incentivar usuários desavisados ​​a abri-las.

Esses esquemas de phishing são projetados para enganá-lo e tentar fazer com que você clique no link apresentado.

Sites Maliciosos

Além destes e-mails também existem os sites maliciosos que você visita enquanto navega na web. As páginas da Web aparecem e um alarme soa: “Seu disco rígido está em perigo!” ou “Alerta da Receita Federal” ou “Segurança Interna”.

Nestas situações o vírus está bem na sua frente, apenas esperando por um simples clique. E muito mais pessoas do que você imagina caem nesses golpes.

Computadores Desatualizados

Computadores sem atualizações ou crackeados com software pirata são como ter a sua casa com todas as janelas abertas. Estando aberta a sua casa fica exposta a sol, vento, chuva, insetos e ladrões.

Tudo isso acontece pois a um tempo atrás, era apenas o sistema operacional que precisava de atualizações de patches de vez em quando.

Hoje, temos vários programas e navegadores, além dos sistemas operacionais. Isso é um monte de atualizações que não conseguimos fazer com frequência suficiente para se proteger.

Antivírus e EDR – Passado, Presente e Futuro

Vamos comparar o software antivírus de ontem com o EDR de hoje e do futuro.

Vírus & Passado

No passado, os programas antivírus usavam análise de credenciais ou investigação para determinar se um arquivo deveria ou não ser permitido em seu computador.

Imagine todos os arquivos sendo transmitidos pela internet com um grande segurança olhando para suas identidades enquanto eles tentam entrar por uma porta: O segurança verifica um a um e fala: “Próximo, próximo, …. , próximo, opa! espere ai!”

Um vírus é identificado e seu programa antivírus envia um alerta, solicitando instruções. Devemos colocá-lo em quarentena ou executá-lo? ( A maioria das pessoas escolhe “quarentena” ).

Nós olhamos para o nome do arquivo devido à nossa curiosidade natural. Esse processo continua arquivo por arquivo, dia a dia, com a lista de arquivos maliciosos aumentando cada vez mais.

Cibersegurança Atual

Acontece que cibercriminosos começaram algo novo: estão sendo criados spywares, trojans, worms, ransomware, malware sem identidade de arquivo e ataques híbridos que se misturam e se combinam em algo verdadeiramente terrível.

Esses arquivos são superados pelo software antivírus tradicional porque o AV está apenas analisando a identidade de cada vírus e esse novo tipo de ataque está oculto – a identidade não importa mais.

Além disso, o AV tradicional não pode escanear seu PowerShell, responsável por automatizar o seu sistema operacional e as tarefas do seu computador. Assim os vírus de hoje podem literalmente invadir seu PowerShell, registrando todas as teclas digitadas com um keylogger e enviam todas as informações para onde forem configurados para recebe-los.

Ao receber suas informações, elas são tratadas com inteligência artificial para descobrir qualquer informação que possa ser usada para ganhar dinheiro, seja por exemplo um login e senha de banco ou até a utilização do processamento de seu próprio computador para minerar bitcoin.

Cibersegurança do Futuro

Assim o objetivo do EDR é reconhecer todas as atividades anormais do sistema, para interrompê-las e relata-las. Ao fazer isso, o software EDR trabalha para diminuir drasticamente a taxa de infecção de um computador.

Em essência, o EDR é como um segurança de alto nível que corre constantemente ao redor do seu computador, que nunca faz pausas. Esse funcionário está constantemente verificando vários programas, processos e outros comandos, levando em consideração o que está acontecendo com cada um deles.

Claro, os vírus entram porque é isso que os vírus fazem. Um novo vírus ao infectar – entende que pousou em um novo planeta desconhecido e se instala firmemente em seu sistema operacional. Agora que ele está dentro, ele começa a adicionar um processo maligno a um arquivo de sistema já em execução.

Se você só possui o antivírus tradicional, seu computador fica muito mais exposto; é basicamente um jogo da 3ª divisão com a 1ª divisão. E assim, toda a sua empresa estará em risco.

Endpoint Detection and Response – EDR para a sua Empresa

O software antivírus do passado não é eficaz na proteção de seu computador contra vírus e malware hoje. Para estar realmente protegido, você precisa investir no software EDR – Endpoint Detection and Response. Com o EDR, seu computador será constantemente monitorado para detectar quaisquer atividades anormais no sistema, o que o ajudará a reduzir drasticamente a taxa de infecção.

Atualmente as empresas precisam do EDR para jogar como profissional e para combater a próxima geração de vírus e malware. Além disso, você precisa de uma equipe de especialistas que estejam monitorando seus processos e garantindo que você esteja protegido.

Não deixe seu negócio aberto a esse tipo de risco. EDR – Detecção e Resposta de Endpoint é a resposta. Conte conosco para lhe ajudar!

Suporte de TI para a sua Empresa

A demanda por serviços de conectividade aumenta dia a dia e a Nasa Tecnologia prevê tecnologias aplicadas às mais atuais soluções de TI em todo o Brasil.

A Nasa Tecnologia é uma empresa brasiliense fundada em 2017 que se destaca no país como líder de mercado em Cabeamento EstruturadoSuporte de TI e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Nosso Propósito é ajudar empresas a trabalharem com Velocidade, Segurança e Inteligência.

Com a Nasa Tecnologia, você pode obter uma infraestrutura de alta disponibilidade, com velocidade para transmitir grandes quantidades de dados, centralizada e gestão inteligente.

Outros artigos que podem ajudar a sua Empresa:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vamos fazer o seu projeto acontecer!

Para conversar sobre a sua empresa ou projeto, solicitar um orçamento e parcerias!

De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a Nasa Tecnologia a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio informado e concordo com a sua política de privacidade.